A Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) participou, na última sexta-feira, 9, da reunião preparatória promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) para a iniciativa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”. O encontro antecede o lançamento oficial do projeto, marcado para o dia 17 de junho, que tem como propósito fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, por meio de ações integradas e intersetoriais.
Durante a reunião, o secretário-executivo da Seciju, Hélio Marques, apresentou duas importantes ações desenvolvidas pela Pasta. A primeira delas é o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sípia-CT), que oferece capacitações por meio de uma rede de apoio integrada, contribuindo diretamente para o enfrentamento à violência no Estado. A segunda, é o projeto voltado à primeira infância, que incentiva a elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) e já capacitou gestores de 59 municípios tocantinenses.
“O Tocantins está avançando nas ações voltadas à primeira infância, e a Seciju conta com diversos projetos que priorizam o atendimento, a prevenção, além de temas que interligam a rede de proteção com o objetivo de capacitar os integrantes e garantir os direitos das crianças e adolescentes”, comentou secretário Hélio.
O gerente de Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju, Vanilson Silva, também esteve presente na reunião e destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças: “O projeto do TCE vem para somar no cenário de fortalecimento dessa política para o nosso Estado. Iniciativas como essa merecem reconhecimento e apoio, pois mostram que, quando unimos esforços em prol da primeira infância, estamos construindo não apenas o futuro das crianças dessa faixa etária, mas o futuro de toda a sociedade”, afirmou.