Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado nesta semana no Centro de Convenções de João Pessoa, Paraíba. Com a participação do gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Matheus Chagas, o órgão representou o Tocantins no 3º Seminário Nacional para Integração da Regulação de Usos de Recursos Hídricos, evento paralelo ao Fórum, realizado na quarta-feira, 7.
O evento também contou com a participação do presidente do Naturatins, Cledson Lima, e do diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Rodrigo Sávio.
Durante o painel da tarde, que reuniu especialistas de diversas regiões do país, Matheus Chagas apresentou os avanços e desafios do Tocantins no contexto da Plataforma Águas Brasil, destacando iniciativas do Naturatins voltadas à simplificação dos procedimentos de outorga e à modernização da regulação do uso da água. Sua participação integrou a mesa moderada por Patrick Thomas, superintendente substituto de Regulação de Usos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
“Tivemos a oportunidade de compartilhar a experiência do Tocantins, de que é possível equilibrar o uso racional da água com o desenvolvimento econômico, a partir de um planejamento, transparência de ações e participação social”, declarou Matheus Chagas, ao ressaltar o compromisso do Naturatins com a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos no estado.
Modelo de gestão e boas práticas
Entre os destaques apresentados pelo Naturatins estiveram os sistemas de monitoramento e controle de uso da água, o fortalecimento das ações de fiscalização e a digitalização dos processos de outorga, que têm garantido maior agilidade, segurança jurídica e gestão integrada entre usuários e poder público.
Além de compartilhar boas práticas, Matheus Chagas abordou ainda os desafios enfrentados na regulação hídrica em áreas de expansão agrícola e no enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas, temas que dominaram os debates do Fórum e foram abordados de maneira colaborativa pelos diversos entes federativos presentes.