“A aprovação dessa política estadual representa mais uma conquista no setor agropecuário tocantinense. O papel do homem do campo é essencial para a sociedade e deve ser valorizado, é nossa responsabilidade propor meios que estimulem sua permanência no campo para que assim possam contribuir com o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou o parlamentar ao comemorar a aprovação do Projeto de Lei nº 634/2024 pelo plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
A proposta vai garantir o acesso às novas tecnologias, formas de produção e crédito rural para fortalecer ainda mais o setor. “Hoje, a modernidade trouxe consigo avanços, mas também dificuldades em alguns aspectos para a população que optou em permanecer na zona rural. A política beneficia diretamente os produtores rurais, e vai estimular sua permanência no campo, garantindo condições necessárias para sobrevivência digna e acesso aos meios de produção”, justificou Luciano.
A medida prevê incentivar o cultivo de novas culturas de fácil manejo, oficinas de qualificação profissional, desenvolvimento sustentável e promoção de melhorias da infraestrutura no campo, como acesso à comunicação, transporte, além de incrementar ferramentas que garantam acesso à cultura e ao lazer.
Outro projeto de lei aprovado pelo parlamentar para assegurar o desenvolvimento da atividade agrícola no estado, declara de Utilidade Pública a Associação de Agricultores Familiares do Muiraquitan. “A associação situada no município de Goianorte exerce forte papel para nossa população, e desempenha diversas atividades de cunho social e sustentável”, disse.
Sessão Solene da Marinha
O requerimento aprovado marca para o dia 29 de maio, às 9h, na Aleto, a realização de Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de atuação da Marinha do Brasil no Tocantins. O momento busca reconhecer um exercício que é de extrema relevância para o estado, além de destacar a atuação e os serviços prestados pela instituição ao longo desses 25 anos no Tocantins.