sexta-feira, 9 de maio de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Maio Amarelo 2025 mobiliza estados em campanha nacional por trânsito seguro

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, Detrans de todo o país promovem ações educativas, intervenções urbanas, fóruns e atividades culturais para reduzir sinistros de trânsito

CNN por CNN
9 de maio de 2025
em Brasil
Tempo de leitura: 16 minutos
A A
Maio Amarelo 2025 mobiliza estados em campanha nacional por trânsito seguro

Campanha pela segurança no trânsito • Reprodução/Detran-GO

CompartilharCompartilhar

Por todo o Brasil, o mês de maio é marcado por ações de conscientização no trânsito. Com o tema nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o Movimento Maio Amarelo 2025 une Detrans, órgãos de segurança, escolas, empresas e a sociedade civil em torno de um objetivo comum: reduzir o número de sinistros e mortes nas vias.

A CNN reuniu as principais iniciativas estaduais organizadas em cada região do país. Veja abaixo:

ARTIGOSRELACIONADOS

Estudo: Violência contra mulheres indígenas mais que triplica em dez anos

Estudo: Violência contra mulheres indígenas mais que triplica em dez anos

9 de maio de 2025
Frente fria deve encerrar ‘veranico’: veja previsão para o fim de semana

Frente fria deve encerrar ‘veranico’: veja previsão para o fim de semana

9 de maio de 2025

Sudeste

São Paulo

O Detran-SP deu início à programação com uma ação imersiva, no Shopping Light, no centro da capital. Em parceria com a Artesp e as concessionárias Ecovias Imigrantes e Ecovias Leste Paulista, o público vivenciou uma simulação de colisão a 5 km/h em um simulador equipado com óculos de realidade virtual. A experiência durava cerca de cinco minutos e buscava despertar, de forma sensorial, a noção dos efeitos de impactos em velocidades mais elevadas.

O órgão também promove, nos próximos dias, a campanha “Sinal de Respeito”, incentivando a empatia e o respeito à faixa de pedestres nas ruas da capital. Já nos dias 15 e 16, em parceria com a Abraciclo, será realizado um circuito educativo voltado a motociclistas, com entrega de materiais informativos e orientações práticas na sede da associação.

Na segunda quinzena de maio, o foco se volta para os motociclistas, especialmente os jovens de 20 a 24 anos, com a campanha “Faz seu corre sem correr”. Esse público lidera os índices de mortes no trânsito. Em 2025, neste primeiro trimestre, já foram fiscalizados mais de 132 mil condutores, um aumento de 52,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Detran-SP também anunciou a criação do Sistran (Sistema Estadual de Trânsito), que integra vários órgãos e é baseado na metodologia “Visão Zero”, que parte do princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Rio de Janeiro

O Detran-RJ iniciou o Maio Amarelo 2025 iluminando pontos turísticos e prédios públicos, como o Cristo Redentor, Arcos da Lapa e a Roda Gigante Yup Star, com o intuito de chamar a atenção para o movimento.

Foi promovida a ação “Sopro Pela Vida”, com testes de bafômetro realizados em frequentadores de bares na Lapa, destacando os perigos da mistura entre álcool e direção.

Na Ponte Rio-Niterói, os motoristas e motociclistas participaram de uma atividade com simulador de colisão, em parceria com a PRF e a concessionária Ecoponte.

Também estão previstas simulações de resgate de vítimas com o Corpo de Bombeiros, distribuição de equipamentos de segurança para motociclistas, palestras, escolinhas de trânsito para crianças, passeios ciclísticos e uma Olimpíada de Motoristas.

Minas Gerais

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), realizou uma simulação de salvamento de uma vítima presa às ferragens, reproduzindo um acidente provocado por excesso de velocidade. A ação aconteceu na Praça da Liberdade, na capital, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Nesta sexta-feira (9), o foco será a abordagem direta com pedestres durante o “Café na Faixa”, na Praça da Savassi. O evento oferece café e lanche enquanto agentes conversam sobre normas de trânsito, uso da faixa e travessias seguras, incentivando a reflexão com leveza e empatia.

Espírito Santo

O Detran-ES está oferecendo cursos gratuitos de pilotagem e mecânica básica para motociclistas e motoristas. As inscrições, que podem ser feitas pelo site do órgão, contemplam 75 vagas para aulas práticas e teóricas. O curso de pilotagem será ministrado no dia 20 de maio, e os de mecânica básica para motos e carros nos dias 21 e 22, respectivamente, na cidade da Serra.

A campanha fez homenagem aos agentes de trânsito, que também terão participação ativa na intensificação da fiscalização nas ruas. As atividades educativas percorrerão escolas, empresas e espaços públicos, promovendo o debate sobre pressa, imprudência e responsabilidade coletiva.

O departamento de trânsito também se unirá ao Ministério Público do Estado na realização do tradicional Pedalaço pela Paz, no dia 25 de maio, em Vitória.

Sul

Rio Grande do Sul

O Detran-RS iluminou, como parte da campanha, o Cristo Protetor de Encantado, um dos monumentos mais emblemáticos do estado, com a cor amarela, que representa o movimento.

Durante o mês de maio, duas campanhas serão veiculadas. Uma delas alerta para os riscos nas estradas durante os feriados prolongados, quando o fluxo de veículos aumenta.

A outra, voltada para o Dia das Mães, utiliza conselhos maternos como recurso para sensibilizar os motoristas sobre a importância de dirigir com cautela. Paralelamente às ações, o programa Balada Segura segue com operações de fiscalização voltadas a coibir o consumo de álcool ao volante. O Detran-RS também mantém ativa sua Escola Pública de Trânsito, com cursos gratuitos e acessíveis de forma online, abertos a pessoas de todo o país.

Paraná

No Paraná, o estado adotou o slogan “No seu caminho, pode ter uma vida”, com enfoque na redução da velocidade como medida de prevenção. O tema se baseia nos altos índices de acidentes relacionados ao excesso de velocidade.

Entre as medidas anunciadas pelo Detran-PR está a abertura da consulta pública do Plano Estadual de Segurança no Trânsito (Petrans), que ficará disponível até o dia 4 de junho.

O plano prevê 82 ações voltadas à organização, planejamento e execução de políticas públicas relacionadas à segurança viária, com participação de órgãos estaduais, municipais e da sociedade civil. Ainda como parte da campanha, o órgão anunciou um investimento de R$ 14,7 milhões em sinalização viária para 55 municípios.

A meta é concluir os trabalhos em até 270 dias, com serviços que incluem instalação de placas e pintura de faixas e marcas no pavimento. A proposta é integrar esforços entre poder público e sociedade para reduzir a violência no trânsito e alinhar o Paraná às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), do qual o estado é signatário desde 2021.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o Maio Amarelo teve início com um evento promovido pelo Detran-SC e entidades parceiras. A programação contou com palestras, paineis técnicos e ações voltadas ao público infantil, como as atividades lúdicas do projeto Cinetran e as mini pistas educativas da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar Rodoviária.

Segundo o Detran-SC, esta é a primeira vez que o estado organiza uma campanha do Maio Amarelo em âmbito estadual, com a proposta de promover integração entre os diferentes agentes envolvidos e reforçar a educação para o trânsito desde a infância.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, uma das principais novidades para este ano é que o estado será sede do encerramento nacional do movimento, previsto para o dia 27 de maio, no Bioparque Pantanal. A escolha do Mato Grosso do Sul pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) se deve ao destaque em ações educativas e ao fato de todos os seus municípios integrarem o Sistema Nacional de Trânsito.

O Detran-MS também promove ações no interior do estado. Em Bonito, por exemplo, palestras e a Corrida do Dia do Trabalhador, com mais de 300 participantes, foram algumas das iniciativas.

Em Maracaju, técnicos participaram da tradicional Festa da Linguiça, onde utilizaram óculos de simulação de embriaguez para alertar sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. Além disso, materiais educativos estão sendo distribuídos aos motoristas em áreas de grande circulação da capital.

Goiás

Em Goiás, o Detran iniciou sua programação em Silvânia, e segue com ações em diversas cidades, como Goiânia, Águas Lindas, Varjão, Luziânia e Ceres.

Um dos destaques é o projeto Detranzinho, voltado à educação infantil com atividades lúdicas e simulações que buscam desenvolver o senso de responsabilidade no trânsito desde cedo.

Além das ações voltadas ao público infantil, o Detran-GO também realiza blitze educativas e palestras sobre temas como o uso de equipamentos de segurança e os riscos da imprudência.

Norte

Amazonas

No Amazonas, o Detran deu início a um curso gratuito de motofretista, com carga horária de 30 horas, voltado a cem trabalhadores da categoria. A ação é realizada por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran). Ao fim da capacitação, os participantes terão acesso a uma linha de crédito de R$10 mil para investir em seus próprios negócios ou aprimorar atividades existentes.

Além da formação, os motofretistas receberão kits de segurança com capacete, colete e itens de proteção individual. A iniciativa tem como objetivo não apenas melhorar as condições de trabalho da categoria, mas também contribuir para a redução de acidentes envolvendo motociclistas — responsáveis por grande parte dos atendimentos hospitalares em acidentes de trânsito no estado.

Pará

O Detran do Pará abriu o mês temático com um curso para agentes do Batalhão de Policiamento Rodoviário. A proposta é formar multiplicadores de educação para o trânsito, com metodologias voltadas à abordagem de públicos variados, desde crianças até motoristas profissionais.

A campanha estadual contará com uma programação diversificada ao longo de maio, incluindo palestras, oficinas em escolas, ações em vias públicas e em espaços como a Aldeia Amazônica, em Belém.

O órgão também reforça sua atuação com investimentos em sinalização viária e fiscalização, como parte de um esforço contínuo desde 2020.

Roraima

Em Roraima, a campanha foi lançada com uma cerimônia na Escola do Sesi, em Boa Vista, seguida de uma série de atividades que incluíam palestras, blitze educativas e um city tour com observação do comportamento no trânsito.

O Detran também envolve jovens estudantes do interior, por meio do programa Jovem Condutor, em uma tentativa de formar uma nova geração mais consciente.A abordagem deste ano destaca o impacto da pressa e do individualismo nas atitudes cotidianas no trânsito.

Amapá

No Amapá, a campanha teve início em Laranjal do Jari, em parceria com a Câmara Municipal. O Detran-AP, por meio da Escola Pública de Trânsito e da Operação Lei Seca, levou uma palestra educativa a 80 alunos da Escola Estadual Mineko Hayashida.

Um dos destaques foi o uso de óculos de realidade aumentada para simular os efeitos do álcool na condução de veículos, com o objetivo de mostrar, de forma interativa, os perigos da direção sob influência de substâncias.A chefe de gabinete do Detran-AP, Selma Miranda, destacou que a campanha busca promover atitudes que contribuam para a paz no trânsito, indo além do comportamento ao volante.

Rondônia

Em Rondônia, a campanha foi marcada por um evento no Parque do Abobrão, em Porto Velho, e pelo I Fórum Integrado para Gestão de Trânsito, com discussões sobre educação, fiscalização e engenharia viária. Com participação de mais de 450 pessoas, o fórum trouxe temas como os limites de velocidade, segurança de pedestres e uso de dados para a melhoria da mobilidade urbana.

Durante o lançamento do Maio Amarelo, atrações como o “Túnel do Tempo”, apresentações teatrais e uso de óculos simuladores de embriaguez envolveram crianças e adultos em atividades de conscientização.

O diretor-geral do Detran, Sandro Rocha, reforçou que a campanha é mais do que um evento simbólico: “é um movimento que salva vidas”.

Acre

No Acre, a programação começou em Cruzeiro do Sul com a 4ª Corrida Maio Amarelo, reunindo cerca de 350 participantes nos percursos de 5 km e 10 km. A presidente do Detran, Taynara Martins, reforçou que o evento, além de promover o esporte, chama atenção para o respeito aos pedestres e à segurança no trânsito.

A corrida também marcou o início das ações em todo o estado, que incluirão atividades em Rio Branco e demais municípios ao longo do mês.

Tocantins

No Tocantins, o Maio Amarelo foi oficialmente aberto no Palácio Araguaia, em Palmas, com uma série de ações voltadas para a educação e fiscalização. A campanha foi tratada como política de governo, com envolvimento de órgãos como a Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Dados apresentados pelo Detran-TO mostram que em 2024 foram registrados 5.582 acidentes de trânsito e 627 mortes, com destaque para o grupo de jovens entre 20 e 29 anos e a predominância de ocorrências envolvendo motocicletas. O excesso de velocidade lidera o ranking de infrações, com mais de 120 mil registros nos últimos três anos.

Além disso, haverá o Fórum de Trânsito do Tocantins, com debates sobre os impactos dos acidentes no sistema de saúde e na previdência social, destacando que os custos com vítimas graves podem ultrapassar R$ 3 mil por dia nas UTIs.

Nordeste

Maranhão

No Maranhão, a principal novidade da campanha deste ano é o lançamento do mascote Lumi, criado para atuar como “embaixador da segurança viária” no estado. Inspirado na palavra francesa lumière (“luz”), o personagem tem o objetivo de tornar as mensagens educativas mais acessíveis, especialmente para o público infantil.

Segundo o Detran-MA, o personagem estará presente nas redes sociais e em atividades educativas, como palestras, blitze e ações em escolas, empresas e órgãos públicos. A proposta é usar uma comunicação mais leve para incentivar atitudes seguras no trânsito.

Pernambuco

Em Pernambuco, o Detran organizou uma extensa programação, com cerca de 60 ações distribuídas por mais de 30 municípios. A campanha estadual, que utiliza o slogan próprio “Paz no trânsito começa por você”, inclui abordagens educativas em locais diversos, de bares a shoppings, passando por escolas, vias urbanas e instituições públicas.

As atividades têm caráter prático e lúdico: simulações de embriaguez com óculos especiais, blitzes educativas com foco em motociclistas, e intervenções como a “multa moral” em vagas prioritárias. Outro destaque é a “Turma do FomFom”, grupo que utiliza encenações para envolver crianças e adultos em atividades de educação no trânsito.

O encerramento da campanha será no dia 3 de junho, com a entrega de capacetes sorteados entre os participantes das ações educativas.

Rio Grande do Norte

O Detran do Rio Grande do Norte iniciou as atividades do Maio Amarelo com uma mobilização interna entre os servidores da sede administrativa, em Natal. A ação contou com apresentações teatrais e distribuição de materiais informativos, com o objetivo de engajar os próprios colaboradores na campanha.

A programação se estende a diversas cidades do interior do estado, com palestras em escolas, blitzes educativas e ações voltadas a caminhoneiros — estas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A proposta é envolver diferentes perfis de usuários do trânsito e reforçar a necessidade de desacelerar, um dos pontos centrais da campanha deste ano.

Paraíba

Na Paraíba, o Detran realizou a abertura oficial no auditório da Acadepol, em João Pessoa. A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e marcou o começo das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês.

As ações incluem palestras, entrega de materiais informativos, rodas de conversa e articulação com escolas e instituições públicas.

Ceará

O Detran-CE promoveu a abertura do Maio Amarelo com uma ação na Praça das Flores, em Fortaleza. A atividade contou com a participação de órgãos parceiros, como o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e a Autarquia Municipal de Trânsito.

Motoristas e pedestres receberam orientações sobre direção segura e materiais informativos. Um dos principais atrativos foi o uso de óculos de realidade virtual, que simulam os efeitos da embriaguez, permitindo ao público experimentar os riscos da condução sob efeito de álcool de forma segura e educativa.

Além das ações presenciais, o Detran-CE lançou uma nova temporada do jogo educativo “Trânsito Legal”, voltado para crianças, jovens e adultos. O aplicativo, que pode ser baixado em dispositivos Android e iOS, é uma ferramenta interativa que reforça o conhecimento das leis de trânsito de forma lúdica e acessível, sendo também utilizado como apoio para alunos da CNH Popular.

Bahia

Na Bahia, o Detran iniciou o mês de maio com uma campanha integrada à Fundação Hemoba. Através da parceria, o Hemóvel foi instalado no estacionamento da sede do departamento, em Salvador, para estimular a doação de sangue entre servidores e cidadãos.

A campanha baiana adota a mensagem “uma escolha errada no trânsito e tudo acaba”, que será veiculada em outdoors, rádios, redes sociais e vídeos institucionais ao longo do mês.

A programação inclui palestras educativas em empresas e escolas, blitze educativas com distribuição de panfletos e orientações aos motoristas, além da apresentação de uma peça teatral voltada para o público escolar.

Alagoas

Em Alagoas, o Detran aposta em uma campanha com forte apelo emocional. A programação teve início com o lançamento oficial no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

No dia da abertura do Maio Amarelo, realizaram o lançamento da CNH do Trabalhador. O estado vai custear, gratuitamente, 2 mil CNHs para alagoanos inscritos no CadÚnico e que queiram obter a primeira habilitação.

Um dos principais eventos será a terceira edição da Corrida Maio Amarelo, marcada para o dia 18, com largada no Memorial à República, reunindo quatro mil corredores em uma mobilização simbólica pelo trânsito seguro.

Outro destaque é o Memorial “Histórias Interrompidas”, que ficará exposto no Maceió Shopping entre os dias 20 e 30 de maio, trazendo relatos reais de vítimas de acidentes de trânsito. Também será realizado o 1º Desafio de Inovação Detran Alagoas, uma maratona de criação em formato de hackathon entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Espaço Armazém, em Jaraguá. O evento, que premiará os vencedores com R$ 20 mil, busca ideias práticas para melhorar a mobilidade urbana e reduzir acidentes.

Ainda como parte da mobilização, placas simbólicas chamadas “Ecos da Partida” serão instaladas em locais onde ocorreram mortes no trânsito, em diferentes cidades do estado.

As ações educativas se estendem ao interior, com oficinas em escolas das cidades de Arapiraca, União dos Palmares, Penedo, Santana do Ipanema, entre outras. Além disso, prédios públicos e monumentos históricos de Maceió foram iluminados de amarelo para reforçar visualmente a mensagem da campanha.

Sergipe

Em Sergipe, o Detran promoveu a cerimônia de abertura em Aracaju, com a presença de representantes de órgãos estaduais, municipais e federais de trânsito.
A campanha no estado será marcada por uma série de ações educativas, abordagens em vias públicas, palestras e operações de trânsito com foco na orientação preventiva.

A crescente participação de motociclistas nos acidentes com morte é uma das preocupações centrais da campanha, que busca estimular o uso correto de equipamentos de proteção e o respeito à legislação.

A diretora do Detran-SE, Naleide Andrade, destacou que a campanha pretende despertar o senso de responsabilidade individual e coletiva. Representantes da PRF, do BPTran e do Grupamento Tático Aéreo também enfatizaram a importância da atuação conjunta das forças de segurança para conscientizar a população e intensificar as fiscalizações.

Anterior

Frente fria deve encerrar ‘veranico’: veja previsão para o fim de semana

Próximo

Estudo: Violência contra mulheres indígenas mais que triplica em dez anos

Próximo
Estudo: Violência contra mulheres indígenas mais que triplica em dez anos

Estudo: Violência contra mulheres indígenas mais que triplica em dez anos

LEIA TAMBÉM

Palmas

Centros de Referência de Assistência Social de Palmas recebem Semana Nacional do Registro Civil

9 de maio de 2025
Tocantins

Prefeitura de Paraíso intensifica recuperação da malha asfáltica em diversos setores da cidade

9 de maio de 2025
Tocantins

EMEI Tereza Hilário Ribeiro promove café da manhã especial em homenagem às mães dos alunos da unidade escolar

9 de maio de 2025
Palmas

Prazo para vistoria de mototáxis em Palmas segue até o dia 30 de maio

9 de maio de 2025
Segurança

Polícia Civil entrega novas viaturas a unidades especializadas de Gurupi e Porto Nacional

9 de maio de 2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Naturatins destaca experiências do Tocantins na regulação do uso da água durante o 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa

9 de maio de 2025
Segurança

Em Palmas, Polícia Civil prende dois indivíduos por tráfico de drogas e fecha ponto de vendas pela segunda vez em um ano

9 de maio de 2025
Tocantins

Deputados prestigiam inauguração da revitalização do Parque da Agrotins

9 de maio de 2025
Tocantins

Em Lajeado populares pedem providências à prefeitura para que melhore a iluminação pública

9 de maio de 2025
Tocantins

Governo do Tocantins amplia diálogo com povos indígenas e agricultura familiar sobre REDD+ em Lagoa da Confusão e Gurupi

9 de maio de 2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Naturatins destaca experiências do Tocantins na regulação do uso da água durante o 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa
  • Em Palmas, Polícia Civil prende dois indivíduos por tráfico de drogas e fecha ponto de vendas pela segunda vez em um ano
  • Deputados prestigiam inauguração da revitalização do Parque da Agrotins

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Em Palmas, Polícia Civil prende dois indivíduos por tráfico de drogas e fecha ponto de vendas pela segunda vez em um ano

Em Palmas, Polícia Civil prende dois indivíduos por tráfico de drogas e fecha ponto de vendas pela segunda vez em um ano

9 de maio de 2025
Deputados prestigiam inauguração da revitalização do Parque da Agrotins

Deputados prestigiam inauguração da revitalização do Parque da Agrotins

9 de maio de 2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.