O programa Cultura Viva Tocantins, lançado neste mês, avança com uma intensa programação voltada ao fortalecimento da Rede Estadual de Pontos de Cultura. A iniciativa contempla encontros regionais, escutas públicas e mobilizações territoriais, buscando ampliar a participação da sociedade civil e integrar agentes culturais em todas as regiões do estado.
Coordenado pela Comsaúde – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, por meio do Pontão Estadual de Cultura Viva Tambores do Tocantins, o projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Universidade Federal do Tocantins e de diversas entidades culturais.
Segundo Marcio Bello, coordenador geral do Pontão, a proposta é consolidar políticas públicas culturais baseadas na realidade local. “A construção de uma política cultural sólida se faz a partir do território, com escuta e articulação. Este movimento é fundamental para que a cultura de base comunitária seja, de fato, reconhecida como política de Estado no Tocantins”, afirmou.
Além das atividades presenciais, o programa promove uma campanha digital e o lançamento de uma cartilha interativa, com o objetivo de ampliar o engajamento da comunidade cultural.
Para o produtor executivo Erval Benmuyal, a ação vai além do aspecto técnico. “Estamos criando um ambiente de escuta ativa e construção coletiva. Cada encontro é uma celebração da diversidade cultural do Tocantins e uma oportunidade de reconhecimento dos saberes populares que transformam territórios”, destacou.
A agenda conta com eventos em diversas regiões do estado e visa fomentar a regulamentação da Lei Cultura Viva nos âmbitos municipal e estadual.
Cartilha Interativa
A Cartilha Interativa “Mapeando a Cultura Viva Tocantins” será lançada oficialmente no dia 23 de abril (quarta-feira), às 16h30, em uma live no canal do YouTube da Comsaúde. O material explica conceitos como Pontinhos, Pontos e Pontões de Cultura, Agentes Cultura Viva, Mestres e Mestras, e Territórios Culturais. A cartilha também oferece espaços para anotações, inserção de logos de parceiros, QR Codes e links para formulários, vídeos e redes sociais.
Programação
O projeto é realizado com a colaboração do GT Tocantins de Pontos de Cultura, da Plataforma Colaborativas.Net, e conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de Cultura, Igualdade Racial e Juventude, além do Comitê Estadual de Cultura, do Coletivo Somos Tocantins e das prefeituras de Mateiros, Araguaína e Gurupi. As ações ocorrem entre abril e junho.
Confira os próximos eventos:
– 22/04 (terça-feira, 9h) – Escutatória Pública da Lei Cultura Viva Municipal, em Taquaruçu. Local: Casa do Artesão – Ponto de Cultura.
– 23/04 (quarta-feira, 16h30) – Lançamento da Cartilha Interativa e da campanha virtual de mapeamento. (Live em YouTube.com/Comsaude)
– 26/04 (sábado) – Encontro Regional em Mateiros, com foco nas comunidades do Jalapão.
– 06/05 – Encontro Regional em Gurupi, com foco em coletivos culturais do sul do estado.
– 08/05 – Encontro Regional em Araguaína, articulando Pontos de Cultura da região norte.
– 15/05 (quinta-feira) – Escutatória Cultural pelo Brasil, com presença da secretária Márcia Rollemberg, do Ministério da Cultura.
– 16/05 – Audiência Pública da Lei Cultura Viva Municipal em Palmas e visita ao Pavilhão da Cultura na Agrotins.
– 17/05 (sábado) – Fórum Estadual de Pontos de Cultura e Encontro TEIA Cultura Viva Tocantins, com apresentação de diagnósticos e planejamento de ações futuras.
Sobre o Cultura Viva
Criado a partir da Lei nº 13.018/2014, o Programa Cultura Viva reconhece e apoia a cultura de base comunitária. Gerido de forma compartilhada com a sociedade civil, já reconheceu mais de 6.000 Pontos de Cultura em todos os estados e no Distrito Federal.
Contatos
Pontão Estadual de Cultura Viva Tambores do Tocantins – Comsaúde
comsaude.to@gmail.com | (63) 3363-1289
Produção Executiva: Erval Benmuyal – (63) 98490-0455
Coordenação Geral: Marcio Bello – (63) 98421-9265