A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 62ª Delegacia de Polícia de Paraíso do Tocantins prendeu, na manhã desta terça-feira, 15, um homem de 28 anos, identificado pelas iniciais H.L.A., que estava foragido da Justiça e é investigado por crimes contra o patrimônio em Paraíso do Tocantins.
A ação foi realizada por policiais da 62ª DP, com apoio da equipe da 61ª DP, ambas de Paraíso do Tocantins, e resultou no cumprimento de mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal do município.
O delegado Bruno Baeza, responsável pela ação, explica que o irmão do foragido compareceu à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Paraíso para registrar um boletim de ocorrência informando a perda dos documentos de H.L.A. A equipe desconfiou de inconsistências no relato e iniciou as diligências.
“O irmão afirmou que H.L.A. estaria internado em um hospital da cidade. Ao verificar a informação no local, os policiais constataram que se tratava de uma falsa alegação. O comunicante foi então chamado a prestar esclarecimentos e poderá responder pelo crime de falsidade ideológica”, explicou.
Com o avanço das diligências e o compartilhamento de informações entre as equipes, os agentes localizaram o foragido escondido na zona rural do município de Pugmil. Ele foi conduzido até a unidade policial e, após os procedimentos legais, foi encaminhado à Unidade Penal de Paraíso, onde ficará à disposição da Justiça.
O delegado Bruno Baeza ressalta que a tentativa do irmão de registrar a perda de documentos poderia ter sido uma estratégia para facilitar a fuga do foragido. “O registro de um boletim de ocorrência comunicando suposta perda de documento do irmão poderia possibilitar a este, por exemplo, comprar uma passagem de ônibus e realizar uma fuga”, pontuou o delegado.