A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciou recentemente a abertura do processo seletivo para o mestrado em educação com início agendado para 2026. As inscrições estarão abertas de 2 a 13 de maio de 2025.
O curso tem duração de 24 meses e as aulas terão início em março de 2026, em formato presencial, no campus Guarulhos. A coordenação é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH/Unifesp).
Linhas de pesquisa oferecidas
- Educação: desigualdade, diferença e inclusão
- Estado, trabalho e educação
- Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas
- História da educação: sujeitos, objetos e práticas
- Linguagens e saberes em contextos formativos
Vagas e ações afirmativas
O edital prevê a oferta de 59 vagas, com reserva específica para ações afirmativas:
- 10 vagas para pessoas negras
- 03 vagas para indígenas
- 01 vaga para pessoas trans
A comissão de seleção poderá ampliar o número de vagas ou não preencher totalmente aquelas inicialmente definidas, caso os candidatos não atendam aos requisitos mínimos exigidos em qualquer fase do processo seletivo. Play Video
Quem pode se candidatar ao mestrado em educação da Unifesp?
- Portadores de diplomas de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC)
- Candidatos em fase de conclusão do curso de graduação mediante apresentação de certificado de conclusão e termo de compromisso para posterior entrega do diploma
Inscrições e processo seletivo
As inscrições estarão abertas de 2 a 13 de maio de 2025, exclusivamente através do site do programa. Além de preencher o formulário online disponível, os interessados devem escolher uma linha de pesquisa, indicar um possível orientador, anexar projeto de pesquisa em formato PDF conforme instruções do edital e informar o ID Lattes.
A seleção será realizada em cinco fases eliminatórias:
- Fase I (24/06/2025): prova escrita com duração de 4 horas;
- Fase II (02/08 a 24/08/2025): análise do projeto de pesquisa;
- Fase III (08/09 a 26/09/2025): entrevistas online via Google Meet;
- Fase IV: submissão e conferência de documentos;
- Fase V: verificação da autodeclaração para candidatos optantes pelas vagas de ações afirmativas.
As aulas terão início a partir de 10 de março de 2026. A matrícula em pelo menos uma disciplina no primeiro semestre é obrigatória para todos os ingressantes.