A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) participou, de 8 a 11 de abril, do 1º Encontro Nacional de Corregedorias de 2025 e da 1ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias, promovidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Recife (PE).
O Governo do Tocantins foi representado pela Corregedoria-Geral do Estado, unidade que compõe a CGE-TO. A diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taíse Cunha, integrou o grupo de servidores e especialistas de todo o país que discutiram temas estratégicos da atividade disciplinar no serviço público.
Organizado pela Corregedoria-Geral da União, o evento visa fortalecer as ações correcionais na Administração Pública, promovendo debates, painéis e capacitações voltadas ao aprimoramento das práticas de responsabilização de agentes públicos.
“A participação em eventos a nível nacional oportuniza avanços e benefícios para a atuação disciplinar no Tocantins, uma vez que a troca de experiências, os debates e explanações de ideias fortalecem o trabalho preventivo e correcional da Controladoria”, afirma o gestor da CGE-TO, Murilo Centeno.
Durante a programação, os participantes acompanharam palestras com especialistas de renome, que abordaram assuntos como o Modelo de Maturidade CRG MM 3.0, os desafios da responsabilização disciplinar e o impacto da inteligência artificial na gestão pública.
Segundo Taíse Cunha, a participação no encontro representa uma oportunidade de atualização técnica e troca de experiências com outras unidades correcionais do país. “É um momento de aprendizado e alinhamento com as melhores práticas, que contribui para o fortalecimento da integridade na gestão pública tocantinense”, destacou a diretora.
Participaram do evento autoridades como o Corregedor-Geral da União, Ricardo Wagner de Araújo; a Secretária-Executiva da CGU, Eveline Martins Brito; além de representantes de corregedorias estaduais, municipais e de empresas públicas como Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Codevasf.
Nesta sexta-feira (11), a programação foi dedicada as oficinas e capacitações práticas sobre temas como condução de oitivas, lacunas normativas, juízo de admissibilidade e elaboração de relatório final, reunindo servidores das esferas federal, estadual e municipal.