A Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) participou, nos dias 9 e 10, do Encontro Regional de Ouvidorias de Assistência Social da Região Norte, realizado em Belém/PA. O evento reuniu representantes dos estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins, com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Ouvidorias da Assistência Social, por meio da troca de saberes, experiências e boas práticas.
Com uma programação voltada à construção coletiva e à qualificação da escuta no serviço público, o encontro promoveu painéis temáticos e oficinas interativas. As atividades possibilitaram o intercâmbio entre gestores públicos, ouvidores e representantes da sociedade civil, abordando formas de tornar o atendimento ao cidadão mais responsivo, aprimorar os fluxos de resposta às manifestações da população e consolidar as ouvidorias como espaços legítimos de participação e fiscalização das políticas públicas.
A Ouvidoria da Mulher foi destacada como exemplo de experiência exitosa na área. A presença da pasta foi representada pela ouvidora Suzan Milhomem, que participou das discussões com foco no aprimoramento das políticas públicas e na escuta qualificada da população.
A ouvidora-geral do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Antônia Eliana Pinto, ressaltou o protagonismo do Tocantins nas articulações da Região Norte. “A presença da Secretaria da Mulher tem sido estratégica para fortalecer a rede de ouvidorias sociais. O estado tem apresentado iniciativas sólidas, como a Ouvidoria da Mulher, que serve de inspiração para outras regiões. O Tocantins integra a Amazônia Legal e precisa estar na linha de frente desses debates. Não apenas pela localização, mas pelo compromisso que tem demonstrado com a escuta cidadã e com o fortalecimento do controle social. Estamos construindo juntos uma rede nacional de ouvidorias cada vez mais forte”, enfatizou.
“A troca de experiências nesse tipo de encontro amplia nossa visão e nos ajuda a aprimorar os canais de escuta e atendimento ao cidadão. A Ouvidoria da Mulher tem realizado ações de grande impacto em pouco tempo e está fazendo a diferença para a população tocantinense. Vamos seguir juntos fortalecendo nossa rede”, destacou O ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro.
A ouvidora da SecMulher, Suzan Milhomem, aproveitou o espaço para compartilhar experiências concretas da atuação da Ouvidoria no estado, destacando o impacto direto na vida das mulheres tocantinenses. “Nosso foco tem sido tornar a escuta mais acessível, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. Implementamos ferramentas simples, mas eficazes, que garantem sigilo, acolhimento e encaminhamento rápido das demandas. O que apresentamos aqui em Belém não é só teoria, são resultados reais, construídos em parceria com a rede de proteção e com o compromisso de transformar cada relato em ação efetiva”, afirmou.
O Encontro Regional de Ouvidorias de Assistência Social é uma iniciativa do MDS e visa apoiar a estruturação e consolidação das ouvidorias nos estados brasileiros. A edição de Belém teve, entre seus eixos, a valorização das experiências exitosas e o fortalecimento da escuta qualificada como instrumento de construção de políticas públicas mais eficazes e humanas.