Um surfista de aproximadamente 45 anos foi encontrado afogado no mar de Santos, no litoral sul de São Paulo, na tarde do último sábado (5). O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que o homem foi localizado por outros surfistas que estavam na praia do Canal 5.
A Marinha havia alertado para ventos fortes e ondas de até 3,5 metros no litoral Sul e Sudeste. Para São Paulo, a previsão era de ondas com picos entre 2,0 e 2,5 metros no sábado, dia em que o surfista foi localizado.
De acordo com os Bombeiros, o grupo percebeu uma prancha imóvel na área de arrebentação. Ao se aproximarem, encontraram o surfista inconsciente.
Um salva-vidas do GBMar foi acionado e, ao chegar ao local, constatou que a vítima ainda apresentava pulso, porém com grande quantidade de espuma nas vias aéreas.
Após realizar o posicionamento lateral, o salva-vidas continuou o monitoramento, mas o surfista perdeu os sinais vitais enquanto aguardava a chegada da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (USA).
O bombeiro tentou realizar a reanimação cardiopulmonar. O homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro (PS) Zona Leste, mas não resistiu e morreu.
Segundo o GBMar, a vítima ainda não foi identificada. Trata-se de um homem branco, com cerca de 45 anos, e possivelmente casado, já que ainda segundo os Bombeiros, usava uma aliança.
O caso foi registrado como morte suspeita na Central de Polícia Judiciária de Santos.