sexta-feira, 3 de julho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Pé-de-Meia Licenciaturas: autorizada segunda chamada

Nova publicação acrescenta etapas no cronograma do programa. Resultado preliminar da primeira chamada foi divulgado nesta sexta-feira (4). Prazo para inscrição na segunda chamada começa na segunda (7)

por Da Redação
05/04/2025
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Foto: Divulgação/MEC

Foto: Divulgação/MEC

CompartilharCompartilhar

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou, nesta sexta-feira, 4 de abril, no Diário Oficial da União, a alteração do Edital nº 1/2025, com atualização do cronograma do programa Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa é um dos eixos do programa Mais Professores para o Brasil. A bolsa foi criada para incentivar a formação de novos professores e melhorar a qualidade desses cursos. 

O Pé-de-Meia Licenciaturas vale para aprovados em cursos de licenciatura no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde que tenham obtido nota igual ou superior a 650 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. 

ARTIGOSRELACIONADOS

Conferência é voltada à inovação e ao empreendedorismo e ocorre em Manaus até quinta-feira, 2 - Foto: Divulgação Anprotec

Pequi leva modelo de inovação da UFT para conferência nacional em Manaus

02/07/2026

UFT abre inscrições para curso de extensão sobre a obra de Edgar Morin

02/07/2026

O novo cronograma prevê o pagamento das bolsas dos selecionados na primeira chamada a partir do quinto dia útil de maio. Nesta sexta-feira (4), também foi publicado o resultado preliminar da primeira chamada. O prazo para interposição de recurso é de 5 a 9 de abril. O resultado final dessa etapa será divulgado no próximo dia 14.  

A publicação do novo cronograma também contempla a abertura da segunda chamada a partir de 7 de abril. A medida vale para os candidatos elegíveis que não foram contemplados na primeira lista.  Os interessados devem fazer o cadastro de currículo e a pré-inscrição na plataforma Freire.  

O MEC orienta que os estudantes sigam o passo a passo para concluir a inscrição e assegurar a sua participação no programa. Ao acessar a plataforma, o candidato deve cadastrar seu currículo e preencher seus dados pessoais. Em seguida, deve acessar a aba do programa Pé-de-Meia Licenciaturas e preencher o termo de ciência e concordância. Após esse passo, o estudante deve informar a matrícula na instituição de ensino superior (IES) em que foi aprovado. Para aqueles que ainda não realizaram a matrícula na IES, o cadastro de pessoa física (CPF) pode ser utilizado. Com essa etapa concluída, é possível acompanhar sua situação no processo seletivo pela plataforma. 

Para os selecionados na segunda chamada, o pagamento das bolsas será realizado pelo MEC, por meio da Capes, até o quinto dia útil do mês subsequente ao cadastramento do bolsista pela IES no Sistema de Pagamento de Bolsas (SCBA). 

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi criado em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.  

O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além do Pé-de-Meia Licenciaturas: Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Anterior

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

Próximo

‘Vício em tecnologia’ pode ser falta de educação digital

Próximo
Jovem com celular crédito: Getty Images

'Vício em tecnologia' pode ser falta de educação digital

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Governo do Tocantins lança Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e fortalece atuação integrada em defesa das tocantinenses

03/07/2026
Política

Deputados solicitam reforço na segurança aquática durante temporada de praias de 2026

02/07/2026
Tocantins

Assembleia aprova MP que amplia isenções e reduz alíquotas do IPVA noTocantins

02/07/2026
Palmas

HGP registra mais de 20 atendimentos cardíacos com procedimento minimamente invasivo 

02/07/2026
Política

Aprovada criação da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e da Aquicultura

02/07/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Comitê de Cultura no Tocantins inicia encontro regional

03/07/2026
Palmas

Palmas recebe Campeonato Estadual de Ciclismo de Estrada e Longão de Férias com apoio da Prefeitura

03/07/2026
Palmas

Governador Wanderlei Barbosa autoriza obras de pavimentação da quadra 1007 Sul, em Palmas, e atende demanda histórica de moradores

03/07/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas entrega mais de 500 quilos de peixes a entidades assistenciais

03/07/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do anel viário de Taquaruçu, ampliando a segurança e a mobilidade na região

03/07/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Comitê de Cultura no Tocantins inicia encontro regional
  • Palmas recebe Campeonato Estadual de Ciclismo de Estrada e Longão de Férias com apoio da Prefeitura
  • Governador Wanderlei Barbosa autoriza obras de pavimentação da quadra 1007 Sul, em Palmas, e atende demanda histórica de moradores

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Encontro reuniu artistas, gestores culturais e lideranças políticas. Foto: Rodrigo Martins

Comitê de Cultura no Tocantins inicia encontro regional

03/07/2026

Palmas recebe Campeonato Estadual de Ciclismo de Estrada e Longão de Férias com apoio da Prefeitura

03/07/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.