quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Diversidade, cultura e arte marcam a programação da Feira Estadual da Reforma Agrária do Tocantins

A feira reuniu mais de 3 mil pessoas, reforçando a luta pela reforma agrária, soberania alimentar e o fortalecimento da agroecologia

Ascom por Ascom
03/04/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 7 minutos
A A
Foto: Coletivo Tucum

Foto: Coletivo Tucum

CompartilharCompartilhar

Entre os dias 28 e 30 de março, Palmas-TO foi palco de cultura, expressões artísticas e debates fundamentais na I Feira Estadual da Reforma Agrária do Tocantins. O evento, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Tocantins e CooperAmazônia, com apoio de coletivos e parceiros, aconteceu na Fundação Cultural de Palmas, reunindo grupos e coletivos do campo e da cidade, diversas organizações e movimentos sociais, artistas tocantinenses, instituições públicas e autoridades dos governos federal, estadual e municipal.

A feira promoveu os sabores e saberes dos diferentes territórios do estado, fortalecendo a economia solidária e o debate sobre reforma agrária, soberania alimentar e outros temas convergentes.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vereador João Cassio - Foto: Divulgação

Em Lajeado, vereador João Cássio solicita criação de Centro de Inclusão Digital

10/02/2026
Autoridades civis e militares discutem ações conjuntas de segurança e planejamento estratégico em encontro no Gabinete do Governador. Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins recebe comandante militar do Planalto em audiência institucional

10/02/2026

Mais de 3 mil pessoas participaram do evento, que contou com 50 expositores e mais de 180 variedades de produtos oriundos de práticas sustentáveis e agroecológicas. Ao longo dos três dias, foram comercializadas mais de 7 toneladas de alimentos. Além de ser um espaço de comercialização, a feira reafirmou a importância da produção e do consumo consciente, promovendo o cooperativismo e a relação harmoniosa com a terra.

A abertura do evento, no dia 28 de março, foi marcada por um ato político forte, com assinatura de contratos da modalidade de crédito Fomento Mulher, destinada pelo Incra a mulheres assentadas da reforma agrária para a implantação de projetos produtivos.

Culinária da Terra

A feira destacou a riqueza dos produtos do Cerrado, cultivados por assentamentos e associações de todo o estado. O público teve acesso a delícias como sorvetes de baru, ervas medicinais, licores artesanais de jenipapo e outros frutos do Cerrado, além de frutas, verduras, legumes, produtos processados e semiprocessados. Também foram expostos artesanatos em capim-dourado, crochê e outras matérias-primas.

Os visitantes também puderam acompanhar demonstrações artesanais, como a extração de azeite de coco babaçu e o feitio do beiju com farinha de coco babaçu, conduzidas por Moça Preta e Ieda Pereira, do Acampamento Padre Josimo (município de Carrasco Bonito). Além disso, conheceram o preparo da pamonha com Maria de Jesus, do Assentamento Primeiro de Janeiro (município de Palmeiras), e da farinha de mandioca com o Valdinei, do Assentamento Rio Piranha (município de São Bento) e Sebastião, do Assentamento Olga Benário  ( município de Tabocão)

Expressões Artísticas e Culturais

Durante os três dias de evento, o palco foi tomado por apresentações musicais de artistas regionais, como Dorivan “Passarim do Jalapão”, a banda de pagode “Tô Pagodeira” e o grupo de forró pé de serra “Trio Bacana”, que levaram a cultura popular à capital do Tocantins.

Em um espaço de inclusão e aprendizado, a feira reservou atividades lúdicas para as crianças “Sem Terrinhas”, como pintura em papel e pintura corporal, incentivando os pequenos a aprenderem, desde cedo, sobre o cuidado com a terra, os saberes ancestrais e a consciência coletiva.

A programação cultural também levou a capoeira para a feira, símbolo de luta e resistência do povo negro, com a apresentação do grupo Tribo Arte e Capoeira, liderado pelo Mestre Índio.

O público prestigiou ainda danças regionais, místicas, canções de rodas e cirandas, além de atos políticos ao longo do evento. As trocas de saberes foram enriquecidas com oficinas temáticas, como a de artesanato com palha de babaçu, conduzida pelo coletivo de juventude Pindova.

Lançamentos

O evento recebeu o lançamento da história em quadrinhos “No Limiar dos Deuses: O Legado do Machado“, do cartunista Geuvar Oliveira, que valoriza as raízes africanas e sua conexão com o Brasil, destacando a ancestralidade e resistência. O autor esteve presente para autógrafos e distribuição de exemplares.

Outro destaque foi a apresentação do livro “Educação Ambiental Anticapitalista“, do professor e pesquisador Henrique Tahan Novaes, realizada pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Fabiana Scoleso. A obra traz uma crítica à destruição capitalista do meio ambiente e propõe reflexões sobre agroecologia, ecossocialismo e pedagogia socialista, reconhecendo o MST como um espaço vivo de resistência e alternativas ecológicas.

Rodas de conversa

No dia 29 de março, foram realizadas cinco rodas de conversa reunindo representantes de diversas instituições públicas, movimentos sociais, associações, cooperativas, grupos e coletivos. Os debates abordaram temas como:

●      Reforma agrária, agroecologia e soberania alimentar;

●      Desafios da alimentação escolar para os povos do campo, das águas, das florestas e das cidades;

●      Educação popular em saúde nos territórios;

●      A luta das mulheres frente à crise ambiental;

Também houve um momento de aprendizado sobre o Financiamento Popular de Alimentos Saudáveis (Finapop), iniciativa voltada para a produção de alimentos desenvolvida por cooperativas de reforma agrária, associações e empresas sociais. A roda de conversa discutiu alternativas para garantir a autonomia financeira do pequeno produtor e o fortalecimento da produção e comercialização de alimentos saudáveis no estado.

Encerramento

Após três dias marcantes, a feira da reforma agrária se encerrou, no dia 30 de março, com a doação de alimentos produzidos nos assentamentos, reforçando a solidariedade como um dos pilares do movimento. Ao final, todos os participantes se reuniram em uma grande ciranda, celebrando a coletividade ao som da canção, Ordem e Progresso de Beth Carvalho:

Esse é o nosso país

Essa é a nossa bandeira

É por amor a essa pátria Brasil

Que a gente segue em fileira

Queremos que abrace essa terra

Por ela quem sente paixão

Quem põe com carinho a semente

Pra alimentar a nação

Quem põe com carinho a semente

Pra alimentar a nação

Amarelos são os campos floridos

As faces agora rosadas

Se o branco da paz se irradia

Vitória das mãos calejadas

Se o branco da paz se irradia

Vitória das mãos calejadas

Esse é o nosso país…

Queremos mais felicidades

No céu deste olhar cor de anil

No verde esperança sem fogo

Bandeira que o povo assumiu

No verde esperança sem fogo

Bandeira que o povo assumiu

A ordem é ninguém passar fome

Progresso é o povo feliz

A Reforma Agrária é a volta

Do agricultor à raiz

A Reforma Agrária é a volta

Do agrilcultor à raiz

Esse é o nosso país…

O evento se consolidou como um espaço de resistência, celebração das tradições e partilha dos saberes e sabores tocantinenses. Também reafirmou o compromisso do MST com a transformação social, a luta pela reforma agrária, pela agroecologia, pelos direitos das mulheres, pela educação do campo e pela produção de alimentos saudáveis para a população.

Realização

A feira estadual da reforma agrária foi uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da CooperAmazônia, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fundação Cultural de Palmas, Coletivo Somos, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Secretaria de Governo do Estado do Tocantins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins – Ruraltins e  Prefeitura de Municipal de Palmas.

Anterior

Olyntho propõe comissão especial e reunião com setor produtivo para discutir ZEE do Tocantins

Próximo

Comitê Pró-Animais aprova texto para decreto de regulamentação da Lei do direito ao fornecimento de alimento e água aos animais em situação de rua

Próximo
Membros do Comitê Pró-Animais reunidos virtualmente durante a 29ª Reunião Ordinária. ( Divulgação Semarh/Governo do Tocantins)

Comitê Pró-Animais aprova texto para decreto de regulamentação da Lei do direito ao fornecimento de alimento e água aos animais em situação de rua

LEIA TAMBÉM

Economia

Banco Master: FGC aprova plano emergencial para cobrir ressarcimentos

11/02/2026
Brasil

Frente fria avança no Sul e provoca tempo instável no país; confira

11/02/2026
Entretenimento

Vini Jr. agita a web com clique romântico ao lado de Virginia Fonseca

11/02/2026
Entretenimento

Rival de Ana Paula Renaut é a menos votada no 4º Paredão do BBB 26

11/02/2026
Entretenimento

O que Zenilda fará após flagrar traição de Ferette em Três Graças? Veja

11/02/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Câmara aprova criação das universidades do esporte e dos indígenas

11/02/2026
Política

Deputado do PL alega “hiperfoco” ao justificar motim na Câmara em 2025

11/02/2026
Política

Ceciliano espera Lula para decidir sobre mandato-tampão no Rio

11/02/2026
Política

Políticos e líderes mundiais: veja quem mais se encontrou com Lula 3

11/02/2026
Economia

Mega-Sena 2971 acumula e prêmio chega a R$ 55 milhões. Veja números

11/02/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Câmara aprova criação das universidades do esporte e dos indígenas
  • Deputado do PL alega “hiperfoco” ao justificar motim na Câmara em 2025
  • Ceciliano espera Lula para decidir sobre mandato-tampão no Rio

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Câmara aprova criação das universidades do esporte e dos indígenas

11/02/2026
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deputado do PL alega “hiperfoco” ao justificar motim na Câmara em 2025

11/02/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.