Foram realizadas aulas inaugurais dos cursos de Assistente Administrativo e Mecânico em Manutenção de Motocicletas, ambos em parcerias
Para quem é egresso do Sistema Penal, dar sequência à vida em sua normalidade nem sempre é uma tarefa fácil. Para viabilizar a entrada dos egressos no mercado de trabalho, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Escritório Social, está iniciando a oferta de mais cursos de qualificação.
As aulas inaugurais ocorreram nesta semana, tanto para egressos como para seus familiares, em duas qualificações que estão ocorrendo no período noturno, para facilitar a participação dos interessados. De acordo com o coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, os cursos ajudam a diminuir a reincidência e têm boa adesão.
“A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça tem o objetivo de trabalhar em prol do fortalecimento das políticas de proteção àqueles que estão custodiados ou já passaram pelo sistema penal, independentemente de profissão e fé religiosa, e objetiva ofertar cursos presenciais, profissionalizantes, preparando as pessoas para inserção no mercado de trabalho”, avaliou.
Com a iniciativa, os egressos têm mais uma oportunidade de qualificação para buscar uma vaga no mercado de trabalho, uma das atribuições do Escritório Social, que é um equipamento dos Poderes Executivo e Judiciário.
Assistente Administrativo
O curso de Assistente Administrativo teve início na segunda-feira, 10, com a participação de 17 egressos ou familiares. A capacitação é ofertada por meio do Programa “Capacita em Rede”, uma parceria com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais, e com a Cáritas do Brasil, regional da Arquidiocese de Palmas, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica. A qualificação tem 50 horas de duração e é ministrada pela instrutora Taylinne Juliane Castelo Branco Cavalcante.
Mecânico de Manutenção em Motocicletas
Com a carga horária de 160 horas, o curso de Mecânico de Manutenção em Motocicletas conta com 20 participantes. A qualificação é ofertada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e busca preparar profissionais com competências para executar procedimentos de mecânica de motocicletas, utilizando ferramentas e seguindo normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança do trabalho. O curso está sendo ministrado pelo professor do Senai, José Vanderlei Nunes.