Efeitos climáticos adversos, que impactaram várias culturas agrícolas importantes para a safra brasileira, fizeram com que o Produto Interno Interno Bruto (PIB) da agropecuária caísse 3,2% em 2024 em relação a 2023. Trata-se da mais intensa queda desde 2016 (-5,2%), mostram os dados divulgados nesta sexta-feira (7/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo ocorreu após uma alta de 16,3% em 2023.
No ano passado, a agropecuária operou na contramão da economia geral, sendo o único subsetor do PIB brasileiro que sofreu queda. Segundo o IBGE, o ano de 2024 registrou alta de 3,4% do PIB ante 2023.
No quarto trimestre, o PIB do setor agropecuário teve queda de 2,3% na comparação com o terceiro trimestre. Em relação ao quarto trimestre de 2023, o recuo foi de 1,5%. Já o PIB geral brasileiro avançou 0,2% no quarto trimestre ante o terceiro, e cresceu 3,6% em relação ao mesmo período de 2023.
Produtos
De acordo com o IBGE, as principais quedas no PIB agropecuário foram registradas na laranja (-21,1), milho (-12,5%) e soja (-4,6%). Já algodão e arroz tiveram altas no ano – 14,6% e 3%, respectivamente. Já Pecuária e Extrativismo registraram resultados poisitivos.