O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” é o representante do Brasil no Oscar 2025 em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Com a temporada de prêmios oficialmente chegando ao fim neste domingo, 2 de março, com o anúncio dos vencedores do prêmio da Academia, a CNN fez um balanço das honrarias recebidas pelos concorrentes de “Ainda Estou Aqui” nas três categorias, levando em conta os principais prêmios da indústria e as premiações televisionadas.
Melhor Filme
- “Anora”: Palma de Ouro, Lista do American Film Institute, Critics Choice Awards, Prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA), Satellite Award e Film Independent Spirit Awards;
- “O Brutalista”: Lista do American Film Institute, Globo de Ouro e Satellite Award;
- “Duna: Parte 2”: Lista do American Film Institute;
- “Nickel Boys”: Lista do American Film Institute;
- “Conclave”: Bafta, Lista do American Film Institute e Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG);
- “Wicked”: Lista do American Film Institute;
- “Emilia Pérez”: Lista do American Film Institute e Globo de Ouro;
- “Um Completo Desconhecido”: Lista do American Film Institute.
“Ainda Estou Aqui” e “A Substância” são os únicos indicados da categoria de Melhor Filme no Oscar que não receberam nenhum prêmio na categoria de Melhor Filme das principais associações norte-americanas ou dos festivais de cinema.
Melhor Atriz
- Mikey Madison (“Anora”): Bafta e Film Independent Spirit Awards;
- Demi Moore (“A Substância”): Globo de Ouro, Sattelite Award, Prêmio do Sindicato dos Atores (SAG), Critics’ Choice Award;
- Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”): Cannes;
- Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”): Globo de Ouro e Sattelite Award.
Cynthia Erivo (“Wicked”), foi a única concorrente na categoria de Melhor Atriz no Oscar que não venceu nem recebeu nenhum prêmio nas principais associações norte-americanas ou nos festivais de cinema.
Melhor Filme Internacional
- “Flow”: Globo de Ouro (Melhor Animação), Indie Spirit Award;
- “Emilia Pérez”: Globo de Ouro, Bafta e Critics Choice Award.
“A Garota da Agulha”, “Ainda Estou Aqui” e “A Semente do Fruto Sagrado” são os únicos indicados à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar que não receberam nenhum prêmio nas principais associações norte-americanas ou nos festivais de cinema.
O Oscar 2025 acontece em 2 de março