quinta-feira, 26 de março de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Escolas estaduais recebem livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas

Na maioria das escolas, os livros já foram entregues aos estudantes, e os professores já estão elaborando metodologias de ensino

Ascom por Ascom
21/02/2025
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Alunos da Escola Presbiteriana conhecem os livros da coleção

Alunos da Escola Presbiteriana conhecem os livros da coleção

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está distribuindo os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas.

A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e do projeto Poder Afro, este tem o objetivo de fortalecer estratégias de combate ao racismo nas escolas fomentando o respeito às diferenças.

ARTIGOSRELACIONADOS

Governador Wanderlei Barbosa participa de agenda do Profe em Araguatins, com premiação de escolas e investimentos na educação da região do Bico do Papagaio. (Crédito foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins)

No Bico do Papagaio, governador Wanderlei Barbosa premia escolas e anuncia investimentos na educação nesta quinta-feira, 26

26/03/2026

UFT divulga convocação para entrevistas do Projeto de Monitoria em Acessibilidade e Inclusão Estudantil

25/03/2026

Para atender aos estudantes que estão matriculados nas turmas do 3º ano do ensino fundamental ao ensino médio, a Seduc adquiriu 293.496 exemplares, que compõe livro didático, livro paradidático de literatura e encarte especial.

A Diretoria de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc elaborou um guia orientador para os professores utilizarem o material.

“Esse documento de orientação recomenda que o material seja abordado pelo menos uma vez ao mês e que seja trabalhado dois capítulos por bimestre, indica ainda quais as habilidades da matriz de recomposição e do DCT devem ser desenvolvidas na utilização do material didático e paradidático”, explicou Karoline Rebouças, coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER) da Seduc.

Esses livros integram as políticas públicas para a aplicação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e da Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’.

E também integram o material dos eixos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

A coleção busca desenvolver no estudante um conjunto de valores, atitudes e habilidades, por meio da abordagem de diferentes temáticas, práticas e atividades pedagógicas, para além dos conhecimentos específicos de cada componente curricular.

Experiência de escola de Colinas

Estudantes da Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins receberam, nesta semana, os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas.

A professora de História, Maria Aparecida de Luna Sousa, destacou a importância do programa para auxiliar os estudantes a desenvolverem uma nova consciência sobre a sociedade brasileira.

“Este livro é um recurso valioso para as aulas de História, pois conta com uma linguagem simples, de fácil compreensão; Ilustrações bonitas e atrativas; atividades de fácil compreensão, que o aluno pode desenvolver sem dificuldade. A proposta do livro é contextualizada e está dentro dos assuntos vistos pelos alunos, tudo isso enriquece e facilita a aprendizagem do estudante”, esclareceu a professora.

Marcia José da Silva, que leciona Língua Portuguesa, destacou a importância do material para seguir as orientações do referencial curricular e da matriz de recomposição relacionadas à cultura africana e indígena.

“Este livro auxiliará no desenvolvimento de competências e habilidades que irão favorecer as minhas ações em sala por meio da leitura e interpretação, explorando o vocabulário e os gêneros literários por intermédio do repertório relacionado à literatura brasileira sobre eventos e aspectos sociais e culturais dos povos africanos e indígenas, de forma mais clara e objetiva”, esclareceu a professora.

A estudante Ana Luisa Alves, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, falou da importância dos livros. 

“Eu gostei muito, os conteúdos são interessantes e úteis para ampliar meu conhecimento relacionado a fatos importantes da história brasileira a qual os povos africanos e indígenas foram referência de força e resistência na construção do nosso país”, ressaltou.

Anna Júlia Leite dos Santos, 14 anos, também do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre a coleção.

“Achei interessante a abordagem do conteúdo com detalhes da realidade enfrentada pelos povos africanos e indígenas. É importante reconhecer as dificuldades e os enfrentamentos que conduziram os rumos da nossa história. Ressaltamos que esses temas nos levam a não esquecer tudo que os negros passaram para conquistar a liberdade”, contou.

Anterior

Governador Wanderlei Barbosa participa do encerramento da Marcha dos Vereadores com futebol solidário

Próximo

Prefeitura de Palmas aumenta em 53% coleta de galhadas em janeiro de 2025

Próximo
Foto: Divulgação

Prefeitura de Palmas aumenta em 53% coleta de galhadas em janeiro de 2025

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Tocantins participa do Fórum Brasil Criativo da Região Norte em Belém, no Pará

26/03/2026
Tocantins

Governo do Tocantins e municípios discutem políticas de assistência social durante a Comissão Intergestores Bipartite

26/03/2026
Tocantins

SSP/TO alerta servidores sobre prazo para renovação de cautela de armas de fogo se encerra no próximo dia 30 de abril

26/03/2026
Tocantins

Em Araguaína, governador Wanderlei Barbosa inaugura sede do Comando Regional de Policiamento e entrega equipamentos à corporação

26/03/2026
Palmas

Força-tarefa da Prefeitura de Palmas para reforçar recolhimento de galhadas inicia nesta quarta, 25

26/03/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Brasil

Atlas Intel: corrupção e tráfico são os maiores problemas do Brasil

26/03/2026
Brasil

Pintor é preso por importunação sexual contra trabalhadoras em obra

26/03/2026
Tocantins

Governo do Tocantins abre edital para selecionar empreendedores para o Pavilhão do Desenvolvimento na Agrotins 2026

26/03/2026
Agricultura e Pecuária

Genética bovina ganha força no Tocantins e reforça importância da escolha de reprodutores adaptados

26/03/2026
Tocantins

Senador Eduardo Gomes consolida bancada do PL no Tocantins com cinco deputados estaduais e amplia articulação para 2026

26/03/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Atlas Intel: corrupção e tráfico são os maiores problemas do Brasil
  • Pintor é preso por importunação sexual contra trabalhadoras em obra
  • Governo do Tocantins abre edital para selecionar empreendedores para o Pavilhão do Desenvolvimento na Agrotins 2026

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Atlas Intel: corrupção e tráfico são os maiores problemas do Brasil

26/03/2026
Divulgação/GMD

Pintor é preso por importunação sexual contra trabalhadoras em obra

26/03/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.