domingo, 23 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Por que infecções respiratórias são mais graves em idosos?

Vaticano revela que Papa Francisco, de 88 anos, enfrenta "quadro clínico complexo" com infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral; especialista explica os riscos

CNN por CNN
19/02/2025
em Saúde
Tempo de leitura: 6 minutos
A A
Papa Francisco segue internado para tratar infecção polimicrobiana no trato respiratório • Massimo Valicchia/NurPhoto/GettyImages

Papa Francisco segue internado para tratar infecção polimicrobiana no trato respiratório • Massimo Valicchia/NurPhoto/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Após o Papa Francisco ter sido hospitalizado na semana passada com bronquite, o Vaticano anunciou na terça-feira (18) que ele está com pneumonia bilateral, ou seja, em ambos os pulmões, com exames continuando a indicar um “quadro clínico complexo”. No início da semana, o Vaticano havia informado que o pontífice de 88 anos apresentava uma “infecção polimicrobiana do trato respiratório”.

Estes são os mais recentes de uma série de problemas de saúde pulmonares que têm afligido Francisco, e serve como um lembrete para adultos mais velhos levarem as infecções respiratórias a sério — mesmo que não sejam tão idosos quanto o pontífice.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Paradromics/Divulgação

Chip cerebral de concorrente da Neuralink recebe aval para ser testado

22/11/2025
Foto: KATERYNA KON/ Getty Images

Como a gordura se acumula no fígado e onde ela se instala no órgão

22/11/2025

A especialista em bem-estar da CNN, Dra. Leana Wen, fala sobre os diferentes tipos de infecções respiratórias:  como são diagnosticadas e tratadas? Por que os idosos estão especialmente em risco de desenvolver doenças graves devido a infecções respiratórias? E como todos podem reduzir suas chances de contrair pneumonia e outras infecções respiratórias?

Wen é médica de emergência e professora associada clínica na Universidade George Washington. Anteriormente, foi comissária de saúde de Baltimore.

CNN: Quais são os diferentes tipos de infecções respiratórias comuns e quais são seus sintomas?

Dra. Leana Wen: Uma forma de pensar sobre infecções respiratórias é onde elas afetam o trato respiratório. Infecções do trato respiratório superior afetam os seios nasais e garganta e incluiriam infecções como resfriado comum e sinusite. Infecções do trato respiratório inferior afetam as vias aéreas e pulmões.

Incluem bronquite, que é uma inflamação das passagens das vias aéreas que levam aos pulmões. Pessoas com bronquite aguda podem tossir muito, mas geralmente não têm febre ou dificuldade para respirar; se tiverem, a preocupação seria que também tenham outra condição.

A pneumonia também é uma infecção do trato respiratório inferior e é uma infecção dos próprios pulmões. Existem vários organismos que podem causar pneumonia, incluindo vírus, bactérias, fungos e parasitas. Indivíduos com pneumonia podem experimentar uma variedade de sintomas — os mais comuns sendo febre, falta de ar, tosse, dores no corpo e fadiga. Alguns pacientes também podem experimentar náusea, vômito, diarreia, dor no peito ao respirar e estado mental alterado ou confusão.

CNN: O que significa que o Papa Francisco tem uma “infecção polimicrobiana do trato respiratório”?

Wen: A palavra polimicrobiana significa que mais de um organismo está envolvido em sua doença. Então, mais de um tipo de vírus, bactéria, fungo ou parasita foi detectado e acredita-se ser a causa de seus sintomas.

Como o Papa Francisco permanece hospitalizado e sua infecção é descrita como complexa, não é surpresa que ele tenha sido diagnosticado com pneumonia. Em 2023, ele também precisou de hospitalização por pneumonia. Ele também é conhecido por ter tido pneumonia grave no passado e ter removido uma parte de um pulmão.

CNN: Como infecções do trato respiratório inferior, como pneumonia, são diagnosticadas e tratadas?

Wen: O diagnóstico é feito através de uma combinação do histórico médico da pessoa, exame físico e testes diagnósticos. Os testes podem incluir raio-X do tórax ou tomografia computadorizada. Também podem incluir swabs virais através do nariz e faringe e cultura de escarro em que o material é expelido pela tosse e testado. Às vezes, os pacientes são submetidos a uma broncoscopia, na qual um tubo flexível entra nas vias aéreas para coletar amostras para teste. Pacientes que requerem hospitalização também receberão exames de sangue, inclusive para avaliar se a infecção se espalhou pela corrente sanguínea.

O tratamento depende do tipo de organismo envolvido. Causas comuns de pneumonia bacteriana incluem Mycoplasma pneumoniae e Streptococcus pneumoniae. Estas seriam tratadas com antibióticos. Alguém com pneumonia fúngica receberia tratamento antifúngico. Muitos vírus também podem levar à pneumonia, incluindo Covid-19, influenza, metapneumovírus humano, ou HMPV, e o vírus sincicial respiratório, ou VSR. Alguns desses vírus têm antivirais específicos que podem ser administrados.

CNN: Por que as infecções respiratórias são especialmente preocupantes em adultos mais velhos?

Wen: Não há dúvida de que as infecções respiratórias representam uma séria ameaça para adultos mais velhos. De acordo com um estudo de 2020, quase 1 milhão de idosos são hospitalizados por pneumonia todos os anos. Mais de um terço dos hospitalizados morrem no ano seguinte, descobriu o estudo.

Existem várias razões pelas quais os adultos mais velhos são mais vulneráveis a resultados graves dessas infecções. Primeiro, eles têm maior probabilidade de apresentar outras condições médicas crônicas que aumentam a chance de complicações, como doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, doença cardíaca, doença renal e diabetes. Segundo, são mais propensos a ter fraqueza muscular, o que dificulta a tosse. Terceiro, a fraqueza muscular pode levar a problemas de deglutição. Idosos têm maior probabilidade de inalar alimentos ou líquidos para os pulmões, causando pneumonia por aspiração.

Quarto, o sistema imunológico enfraquece com a idade, o que significa que pessoas mais velhas teriam capacidade reduzida de combater infecções. Quinto, alguns idosos podem apresentar sintomas atípicos — por exemplo, em vez de febre alta e tosse, apresentam confusão mental agravada ou diarreia. Isso pode levar a um atraso no diagnóstico até que a infecção se torne mais grave.

É importante acrescentar que os idosos não são o único grupo para quem as infecções respiratórias podem ser especialmente graves. Bebês e crianças pequenas também são muito suscetíveis; globalmente, a pneumonia mata mais crianças menores de 5 anos do que qualquer outra doença infecciosa. Outros grupos vulneráveis incluem pessoas imunocomprometidas ou com outras condições médicas subjacentes graves

CNN: Que tipos de complicações podem ocorrer em pessoas com infecções do trato respiratório?

Wen: As pessoas podem experimentar tanta dificuldade para respirar que precisam de suporte respiratório adicional, incluindo intubação, onde uma máquina ajuda a respirar pelo paciente e a pessoa precisa estar sob forte sedação. A pneumonia bacteriana pode se espalhar para a corrente sanguínea e causar sepse, que é extremamente perigosa e pode ser rapidamente fatal. E bolsas de pus podem se formar dentro ou ao redor dos pulmões, podendo necessitar de drenagem cirúrgica.

CNN: Existem medidas que as pessoas podem tomar para reduzir o risco de contrair infecções respiratórias?

Wen: As pessoas devem receber as vacinas disponíveis. Por exemplo, todos a partir dos 6 meses de idade devem receber a vacina contra gripe anualmente. Crianças menores de 5 anos e adultos com 50 anos ou mais devem receber a vacina pneumocócica. E pessoas elegíveis para a vacina contra VSR também devem recebê-la. O CDC recomenda para todos os adultos com 75 anos ou mais, bem como adultos entre 60 e 74 anos que têm maior risco de VSR grave.

Aqueles que fumam ou bebem álcool em excesso devem saber que estes são fatores de risco para pneumonia e trabalhar para parar de fumar e reduzir o consumo de álcool. Uma dieta saudável, exercícios regulares e sono adequado podem ajudar a fortalecer a resposta imunológica. E as pessoas devem otimizar o controle de suas outras condições médicas subjacentes.

Uma boa higiene das mãos pode reduzir a transmissão de doenças contagiosas. Todos devem lavar as mãos com água e sabão, inclusive após tocar em espaços públicos de alto uso.

Aqueles que desejam ser extra cautelosos devem considerar tomar precauções adicionais, incluindo o uso de máscara em espaços internos lotados, certificar-se de que aqueles com quem se associam não têm sintomas respiratórios e reduzir o tempo ao redor de outros durante a temporada de pico de infecções respiratórias.

Anterior

Onda de calor pode afetar saúde de gestantes e bebês; veja cuidados

Próximo

MEC lança guia para pais sobre uso de celular nas escolas

Próximo
MEC fará evento virtual nesta quarta-feira (19) • Paulo Savala/SecretariaSP

MEC lança guia para pais sobre uso de celular nas escolas

LEIA TAMBÉM

Palmas

Black Friday: Procon encontra até 82% de diferença nos preços de eletrônicos e eletrodomésticos em Palmas

22/11/2025
Palmas

Cães aproveitam ar-condicionado de farmácias para aliviar o calor em Palmas

22/11/2025
Tocantins

Após ataques a suínos e aves, agência de defesa faz controle de morcegos no Tocantins

22/11/2025
Tocantins

Alertas cobrem todo Tocantins com previsão de chuvas intensas para o fim de semana; confira

22/11/2025
Tocantins

Processo seletivo do IBGE abre inscrições para o Tocantins com salários de até R$ 3,3 mil; veja como se inscrever

22/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governo do Tocantins reforça a importância de combater a dengue

22/11/2025
Tocantins

Potência paralímpica: atletas do Tocantins acumulam 39 medalhas e quebram três recordes nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

22/11/2025
Tocantins

Coalizão Vozes do Tocantins participa de painéis, marcha pelo Cerrado e entrega carta ao Ministro Boulos na COP30

22/11/2025
Palmas

Finais das regionais de Palmas serão neste sábado, 22

22/11/2025
Palmas

Palmas terá Dia da Denúncia contra o Racismo em maio, proposta da vereadora Thamires Lima

22/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governo do Tocantins reforça a importância de combater a dengue
  • Potência paralímpica: atletas do Tocantins acumulam 39 medalhas e quebram três recordes nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
  • Coalizão Vozes do Tocantins participa de painéis, marcha pelo Cerrado e entrega carta ao Ministro Boulos na COP30

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

/ Fotos: Savick Brenna/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins reforça a importância de combater a dengue

22/11/2025
Créditos: Ítalo Albert/Governo do Tocantins

Potência paralímpica: atletas do Tocantins acumulam 39 medalhas e quebram três recordes nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

22/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.