Este ano, a Energisa vai investir R$ 1,8 milhões em projetos de iluminação pública e eficiência energética no Tocantins, por meio da chamada pública do Programa da Eficiência Energética, aberta em 2024.
Com a execução dos projetos, serão economizados, ao todo, 1572,66 MWh/ano, o equivalente ao consumo de cerca de 160 casas por ano.
Os projetos beneficiados são: modernização da Iluminação Pública em Gurupi, Guaraí, Taguatinga e Palmas (com foco na Avenida NS 15), com o total de 1.731 lâmpadas de LED. Além destes projetos, a Polícia Militar Ambiental de Palmas receberá 16 aparelhos de ar-condicionado e um sistema fotovoltaico.
“O Programa de Eficiência Energética (PEE) é uma iniciativa estratégica do Grupo Energisa para promover a transformação do mercado de eficiência energética e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias, totalmente alinhado com a nossa visão de sustentabilidade”, explica o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, o PEE está alinhado com os nove compromissos ASG (Ambiental, Social e de Governança) assumidos em 2022 pelo Grupo Energisa.
As chamadas públicas visam a atender projetos rurais, de infraestrutura de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos públicos.
“O programa busca fomentar hábitos de consumo consciente de energia elétrica, engajando a sociedade nesse esforço por um futuro mais sustentável. O PEE é, portanto, uma ação concreta para construirmos um futuro com mais eficiência energética e responsabilidade ambiental”, afirma o analista.
No Tocantins, o Programa já beneficiou a Universidade Federal do Tocantins, com a modernização da iluminação; o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, com iluminação de LED, instalação de aparelhos de ar-condicionado e um sistema de geração fotovoltaico; o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, com instalação de pontos de luz com tecnologia LED e centrais de ar-condicionado, além da iluminação e painéis fotovoltaicos no Hospital do Amor e da eficientização da iluminação pública de Palmas, Guaraí e Colinas.