A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quarta-feira, 05, a abertura dos cursos de especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde (GPRS) e Educação na Saúde para Preceptores no Sistema Único de Saúde (PSUS), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV), em Palmas.
O objetivo dos cursos é qualificar gestores e preceptores para fortalecer a administração dos programas de residência e a atuação dos preceptores no SUS.
No Tocantins, a especialização conta com apoio da Escola Tocantinense do SUS (ETSUS/SES-TO), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP/SMS Palmas-TO), Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/TO), Universidade de Gurupi (UnirG), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias da SES-TO.
O gerente de educação permanente em saúde da ETSUS, Paulo Henrique Mendes Teixeira destacou que as duas especializações fortalecem o trabalho desenvolvido pela escola nos últimos dois anos.
“É muito interessante e oportuno que esses dois cursos aconteçam agora, justamente porque vai potencializar essa centelha que nós iniciamos no ano de 2023 e 2024, oportunamente, também o Estado tem investido muito na oferta de programas de residência”.
A enfermeira Margarida do Socorro Silva, que atua no Hospital Regional de Araguaína (HRA), será uma das alunas do curso de percepção e afirmou que, “eu e outras duas colegas vimos à importância dessa qualificação e decidimos fazer, pois cremos que terá grande contribuição para a ampliação dos atendimentos no hospital”.
As especializações
As especializações fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS) e será promovida pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Os cursos terão duração de 22 meses, com encontros mensais de três dias consecutivos, sendo 50% presenciais em Palmas e 50% remotos síncronos. Estão disponíveis 22 vagas para o GPRS e 25 para o PSUS, totalizando 47 participantes.
A carga horária será de 600 horas, e os concluintes receberão o título de especialista lato sensu pela Faculdade Sírio-libanesa, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Os facilitadores serão André Henrique Ribeiro, cirurgião-dentista responsável pelo GPRS no Tocantins, e Luciana Nogueira Fioroni, psicóloga responsável pelo PSUS.