A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça a importância do programa de erradicação da hanseníase no Estado e promove o Janeiro Roxo, mês de luta contra a doença. Dentro das ações da Pasta, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) realizou na terça-feira, 21, orientações de prevenção, diagnóstico e tratamento.
As atividades na unidade continuarão nos dias 28 e 30 de janeiro no ambulatório e auditório, tendo como público-alvo, os servidores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e secretários municipais de saúde.
O médico dermatologista, Paulo Arivan,afirmou que o Hospital Regional de Augustinópolis está pronto para atuar como centro de referência no tratamento da hanseníase atendendo principalmente os 26 municípios da região com uma equipe multidisciplinar. “Estamos aptos a oferecer atendimento especializado e apoiar o diagnóstico e o tratamento dessa doença crônica, que ainda é um desafio de saúde pública na nossa região”.
A coordenadora do ambulatório de especialidades, Maria de Fátima Gomes Matos, destacou que, “nosso objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado para os pacientes com hanseníase. É fundamental que as pessoas fiquem atentas aos sinais da doença e procurem o serviço de saúde o quanto antes. Estamos preparados para oferecer um atendimento humanizado, garantindo que esses pacientes recebam todo o suporte necessário durante o tratamento. A hanseníase tem cura, e juntos podemos vencer essa batalha.”
Hanseníase
A hanseníase, uma doença infecciosa contagiosa, é transmitida principalmente por meio de contato próximo e contínuo com pessoas não tratadas. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações e interromper a transmissão. As pessoas que apresentarem manchas na pele com alterações de sensibilidade devem procurar imediatamente um posto de saúde. Os casos mais complexos serão encaminhados para o centro de referência no Hospital Regional de Augustinópolis.