Começou nesta segunda-feira, 20, e segue até o dia 22 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o ciclo de formação para diretores escolares das unidades da rede municipal de ensino de Palmas.
A programação tem como foco alinhar a gestão e orientar sobre projetos que serão desenvolvidos para elevar a qualidade da educação da Capital.
A formação, que tem carga horária de oito horas, com encontros presenciais, está sendo coordenada pela Escola de Formação da Semed.
O público-alvo é composto por gestores escolares e técnicos pedagógicos das 82 unidades educacionais.
De acordo com a secretária da Educação de Palmas, professora Débora Guedes, a formação é mais um momento de aprimoramento para que os gestores comecem o ano letivo bem alinhados com os indicadores educacionais de suas unidades escolares.
“Atuar como gestor de uma unidade educacional é um grande desafio, pois a função exige muito do profissional e, por isso, estamos investindo na formação e apoiando nossos gestores para que eles possam proporcionar um ambiente acolhedor e saudável para uma boa aprendizagem dos nossos alunos”, avalia.
Para o diretor da Escola Municipal Henrique Talone, Daniel Tramontini, as pautas que estão sendo tratadas durante a formação se faz necessária, pois foca na prática da gestão escolar, além de ser um momento de troca de experiências entre os gestores.
“Acredito que a formação vai contribuir bastante na prática e na visão didática do gestor, melhorando também o planejamento de recursos, cronogramas, metas pedagógicas e processos administrativos”, citou Tramontini, acrescentando que todo o trabalho realizado neste momento é para garantir um ambiente escolar organizado e produtivo.