A chegada do verão, as altas temperaturas e os dias mais longos são atrativos irrecusáveis para curtir atividades ao ar livre, praias e piscinas. No entanto, a temporada também exige atenção redobrada com a saúde, já que o calor intenso pode trazer riscos como desidratação, insolação e problemas de pele.
E para não ter nenhum contratempo, especialistas alertam que a prevenção é a melhor estratégia para aproveitar a estação de forma saudável e segura. Por isso, criamos um guia rápido com cinco cuidados que são indispensáveis nesse período do ano. Confira as principais orientações:
1. Hidratação em dia
No calor, o corpo perde mais água através do suor, o que aumenta o risco de desidratação. A recomendação é ingerir ao menos dois litros de água por dia, podendo aumentar essa quantidade para quem pratica atividades físicas ou passa muito tempo exposto ao sol.
“Além da sede, é importante manter o consumo de líquidos constante. A recomendação é beber pelo menos de dois a três litros de água por dia, dependendo das necessidades individuais”, explica Priscila Schramm, nutricionista. “Chás de ervas suaves, como hortelã, camomila ou chá de gengibre, também são recomendados para ajudar na digestão e acalmar o corpo”, acrescenta a nutricionista.
2. Atenção com a alimentação
Comidas leves e frescas são ideais no verão. Saladas, grelhados e alimentos ricos em fibras ajudam na digestão e evitam o mal-estar. Evitar alimentos muito gordurosos e o consumo excessivo de álcool também é importante, pois eles podem sobrecarregar o organismo em dias muito quentes.Play Video
“As principais recomendações são consumir alimentos ricos em água: frutas e vegetais como melancia, pepino, laranja e abacaxi são ótimos para hidratar e fornecer vitaminas”, acrescenta a nutricionista.
3. Proteja a pele do sol
O uso de protetor solar é indispensável. A aplicação deve ser feita cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicada a cada duas horas ou após entrar na água, seja na piscina ou no mar. Chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV também são aliados importantes para prevenir queimaduras causadas pelos raios solares.
“No verão, a nossa pele exige atenção especial, já que a exposição ao sol, o calor intenso e até mesmo o aumento do suor podem causar danos a ela. O principal cuidado é, sem dúvidas, o uso do protetor solar. Ele deve ser aplicado diariamente, em quantidade generosa e reaplicado a cada duas ou três horas, especialmente se você estiver na praia, na piscina ou suando muito”, explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.
Além disso, mesmo com o calor é importante manter os cuidados diários com a pele como o uso de hidratantes. “Prefira os leves ou em gel, especialmente aqueles que possuem ativos calmantes como aloe vera. O uso de hidratante é fundamental para evitar o ressecamento causado pelo sol e pela água do mar ou piscina. Para peles oleosas, prefira produtos isentos de óleo. Usar produtos calmantes, como loções pós-sol ou máscaras hidratantes, ajuda a recuperar a pele”, acrescenta a dermatologista.
4. Prevenção de infecções e viroses
O verão também é propício para o aumento de infecções gastrointestinais devido ao consumo de alimentos ou água contaminados. Por isso, lave bem frutas e verduras antes de consumi-las e opte por locais confiáveis para fazer as refeições quando estiver fora de casa. Em praias ou piscinas, evite engolir a água, que pode conter agentes infecciosos.
“Durante o verão, a proliferação de vírus, especialmente os gastrointestinais, pode ser mais frequente. Para prevenir as infecções e viroses é necessário lavar as mãos frequentemente, especialmente antes de comer ou manusear alimentos. Não deixar alimentos perecíveis fora da geladeira por muito tempo, para evitar contaminação por bactérias e vírus e beber água de fontes confiáveis”, detalha Schramm.
5. Evite o horário de pico do sol
Os raios solares são mais intensos entre 10h e 16h, período em que a exposição deve ser evitada. Caso vá estar ao ar livre nesse período, busque locais com sombra e mantenha o corpo hidratado. “Nesses períodos, procure complementar a proteção com chapéus, óculos de sol e roupas com tecidos que oferecem proteção UV. É sempre bom lembrar que esses cuidados não só previnem queimaduras, mas também protegem dos riscos de envelhecimento precoce e câncer de pele”, acrescenta a dermatologista.