A provável saída de Neymar do Al-Hilal, da Arábia Saudita, pode mexer não só com a janela do futebol, mas também com o mercado comercial.
Os destinos mais prováveis, caso Neymar deixe o Oriente Médio, seriam Santos ou Inter Miami, dos Estados Unidos. O atacante já teria um acordo com o Peixe por empréstimo, segundo o jornalista Fabrizio Romano, e estaria aguardando apenas uma liberação do clube saudita.
Em publicação nesta segunda-feira (20), o jornal Marca, da Espanha, elencou o potencial de Neymar em uma possível mudança de ares, mesmo não estando em sua melhor fase dentro dos gramados.
Neymar na MLS?
A publicação espanhola ouviu especialistas do mercado, que analisaram o poder que o brasileiro ainda tem no cenário internacional. Uma possível ida de Neymar para o time de Messi & Cia. ajudaria ainda mais no crescimento da liga dos EUA.
“Sua possível ida para a Major League Soccer, especialmente se resultar em parceria com Lionel Messi, poderá aumentar a popularidade do futebol nos Estados Unidos e fortalecer a liga”, disse Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM.Play Video
O jornal também comparou a possível transferência de Neymar para os EUA com a de Lionel Messi no Inter Miami. Após a chegada do argentino, receitas de patrocínio, cotas de transmissão e interesse do torcedor tiveram crescimentos relevantes.
“Assim como aconteceu com Messi, a possível ida de Neymar para a MLS daria grande visibilidade ao futebol nos Estados Unidos, além de ser responsável por aumentar as receitas da liga e da cidade”, acrescentou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e Sports.
Neymar atuou em apenas dois jogos em 2024, após ficar um ano de molho por conta de uma séria lesão. Desde a sua chegada, em agosto de 2023, foram apenas sete jogos e um gol.
Antes de Neymar pensar em retornar à Seleção Brasileira visando a Copa-2026, além de possíveis marcas na carreira, ele precisa ter como primeiro desafio “voltar a ser jogador de futebol”, finalizou o jornal espanhol.