O cenário para o Oscar 2025 vem se delineando nas últimas semanas, com o anúncio das primeiras indicações aos prêmios da Temporada de Premiações, como o Globo de Ouro e o Critics Choice.
No entanto, o grande destaque deste ano é o fato de o Brasil estar acompanhando a temporada de premiações de maneira mais atenta, como raramente faz, especialmente devido ao sucesso internacional de “Ainda Estou Aqui”, a melhor chance do país de conquistar uma indicação ao prêmio em quase duas décadas.
Para se atualizar sobre os filmes que provavelmente estarão na disputa pela categoria máxima do Oscar, a de Melhor Filme, a CNN preparou uma lista com os 10 filmes que devem figurar entre os finalistas.
Confira os 10 filmes que provavelmente disputarão o Oscar 2025
Para a elaboração desta lista, foram levados em consideração:
- Os cinco principais sites especializados na cobertura da corrida do Oscar: Variety, The Hollywood Reporter, Goldderby, Awards Watch e Awards Daily;
- Os vencedores dos prêmios das principais associações de críticos norte-americanos;
- As indicações e vitórias no Globo de Ouro, Critics Choice, BAFTA e outros prêmios dos sindicatos;
- A recepção crítica das produções;
- A performance nas bilheteiras;
- As vitórias ou aparições em festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Toronto, entre outros.
O Brutalista
Com direção de Brady Corbet (“Vox Lux”), o épico conta a história do arquiteto visionário László Toth (Adrien Brody, de “O Pianista”) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones, de “A Teoria de Tudo“), que, em 1947, fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo e da oportunidade de moldar a América moderna.
Mas a chegada de um cliente misterioso altera profundamente o curso das vidas dos personagens. O filme tem ganhado destaque através do boca a boca na disputa pelo prêmio principal, especialmente desde sua exibição no Festival de Veneza, onde Brady Corbet foi premiado com o troféu de Melhor Diretor.
O título também saiu como um dos grandes vencedores do Globo de Ouro 2025, com vitórias em Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator para Brody. “O Brutalista” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Ator (Adrien Brody)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Felicity Jones)
- Melhor Ator Coadjuvante (Guy Pearce)
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Fotografia
- Melhor Edição
- Melhor Design de Produção
- Melhor Trilha Sonora
Emilia Pérez
A grande aposta da Netflix para este ano, adquirida pela plataforma após sua estreia e vitória no Festival de Cannes, o musical ambientado no México tem conquistado quase todos os grandes prêmios nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz Coadjuvante para Zoë Saldaña.
Apesar de gerar polêmica entre o público, especialmente o brasileiro, e nas redes sociais, a indústria tem recebido bem o título de Jacques Audiard, que até agora figura nas principais listas de premiações da temporada.
É altamente provável que o longa se torne uma das produções mais indicadas do ano. Se ainda não sabe em que apostar, vale a pena investir no filme. “Emilia Pérez” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Zoë Saldaña)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Selena Gómes)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Fotografia
- Melhor Edição
- Melhor Maquiagem e Cabelo
- Melhor Design de Produção
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Canção (“El Mal”)
- Melhor Canção (“Mi Camino”)
- Melhor Som
- Melhor Filme Internacional
Conclave
Outro forte concorrente na corrida pelo Oscar de Melhor Filme é “Conclave“. Desde sua estreia no Festival de Toronto, a produção tem sido considerada uma das favoritas pela crítica, graças ao seu tema impactante: a escolha de um novo papa.
Apesar de tratar de um assunto sério, “Conclave” surpreendeu ao conquistar popularidade entre os jovens na internet, impulsionada pelo surgimento de diversos memes relacionados ao título e à disputa entre os papas.
Até agora, a presença do filme entre os 10 indicados deste ano parece estar bem encaminhada, especialmente devido ao desempenho consistente nas premiações anteriores, que têm destacado “Conclave” em todas as ocasiões. Além disso, a produção conquistou o Globo de Ouro de Melhor Roteiro, reforçando ainda mais sua posição na temporada de premiações.
Conclave está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Ator (Ralph Fiennes)
- Melhor Atriz Coadjuvante
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Fotografia
- Melhor Figurino
- Melhor Edição
- Melhor Design de Produção
- Melhor Trilha Sonora
Wicked
As oito indicações de “Barbie” no Oscar 2024, incluindo na categoria de Melhor Filme, deixam claro que nunca se deve subestimar o poder de um grande blockbuster.
A adaptação do musical da Broadway tem quebrado recordes de público e também sido amplamente acolhida pela indústria. A principal evidência disso é o número de indicações que a produção recebeu no Screen Actors Guild Awards (SAG Awards), prêmio concedido pelos próprios atores, cujo corpo votante representa o maior da Academia do Oscar.
As chances de “Wicked” no Oscar também são reforçadas pelos aspectos técnicos do filme. Sua riqueza de detalhes certamente contribuirá para um aumento no número de indicações, com destaque para categorias como design de produção, efeitos visuais, figurinos, entre outras.
“Wicked” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Atriz (Cynthia Erivo)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Grande)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Fotografia
- Melhor Figurino
- Melhor Edição
- Melhor Maquiagem e Cabelo
- Melhor Design de Produção
- Melhor Trilha Sonora
- Melhor Som
- Melhor Efeitos Visuais
O conto de fadas inspirado em Cinderela, que conquistou o júri do Festival de Cannes 2024 ao ganhar a Palma de Ouro, é um dos títulos mais aguardados pelos cinemas brasileiros deste ano. No exterior, onde o filme já foi lançado, sua popularidade segue em alta.
Para a sorte do filme de Sean Baker, um diretor indie com poucas passagens pelo Oscar, a Academia tem se aproximado cada vez mais do Festival de Cannes na hora de selecionar seus candidatos. Desde o início da década, três dos quatro filmes que venceram o prêmio máximo de Cannes – “Parasita”, “O Triângulo da Tristeza” e “Anatomia de uma Queda” – foram indicados ao Oscar.
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Atriz (Mikey Madison)
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Edição
Um Completo Desconhecido
O que parecia ser apenas uma simples cinebiografia de um dos maiores ícones musicais de todos os tempos se tornou um fenômeno de público nos Estados Unidos. Em poucas semanas de exibição, a produção já superou seu orçamento de US% 50 milhões, arrecadando mais de US$ 58 milhões.
Para se ter ideia, até o momento, “Um Completo Desconhecido” também é um dos poucos filmes desta temporada que foi indicado a todos os prêmios de sindicato nas categorias principais (diretores, produtores, atores e roteiristas).
“Um Completo Desconhecido” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Ator (Timothée Chamalet)
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Atriz Coadjuvante
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Figurino
- Melhor Som
- Melhor Fotografia
- Melhor Edição
Duna: Parte 2
Em 2022, os votantes da Academia demonstraram seu apreço pela adaptação do clássico de ficção científica de Denis Villeneuve: “Duna: Parte 1” foi indicado a 10 Oscars e conquistou seis, o maior número de vitórias da edição.
Esse efeito tende a se repetir para a continuação, especialmente após os fracassos de “Coringa: Delírio a Dois” e “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, que tornaram o filme estrelado por Timothée Chalamet a principal prioridade da Warner Bros para a temporada de premiações.
“Duna: Parte 2” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Fotografia
- Melhor Figurino
- Melhor Edição
- Melhor Maquiagem e Cabelo
- Melhor Design de Produção
- Melhor Som
- Melhor Efeitos Visuais
A Verdadeira Dor
A partir desta posição, as chances dos filmes começaram a se tornar mais incertas. Os sete primeiros títulos são praticamente unânimes em todos os sites especializados.
Ainda assim, as chances de “A Verdadeira Dor” figurar na lista de Melhor Filme são maiores do que as das demais produções abaixo dessa posição. Isso ocorre porque o filme é considerado o favorito para levar o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, com Kieran Culkin (“Succession”).
Além disso, o roteiro de Jesse Eisenberg (que também estrela o filme) tem sido bem recebido pelos prêmios da crítica independente. Desde a ampliação do número de indicados a Melhor Filme, de 5 para 10, são raras as vezes em que um título com nomeações nas categorias de atuação e roteiro fica de fora da categoria principal.
“A Verdadeira Dor” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Ator (Jesse Eisenberg)
- Melhor Ator Coadjuvante (Kieran Culkin)
- Melhor Roteiro Original
A Substância
Desde seu lançamento, “A Substância” tem gerado reações polarizadas, sendo um caso clássico de “ame ou odeie”. Embora a recepção positiva do filme seja mais expressiva do que as críticas negativas, há um fator que pode comprometer suas chances no Oscar: o gênero em que se insere, o body horror.
Na história da premiação, apenas seis filmes de terror receberam indicações à categoria principal: “O Exorcista” (1973), “Tubarão” (1975), “O Silêncio dos Inocentes” (1991), “O Sexto Sentido” (1999), “Cisne Negro” (2010) e “Corra!” (2017).
O que aumenta as chances de “A Substância” ingressar nessa ilustre lista é o fato de o filme ter conquistado reconhecimento entre os sindicatos, figurando nas indicações das categorias de produtores, roteiristas e atores.
Além disso, Demi Moore, considerada uma das favoritas ao prêmio de Melhor Atriz, tem conduzido uma campanha forte, o que pode elevar ainda mais as chances da produção como um todo.
“A Substância” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Atriz (Demi Moore)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Margaret Qualley)
- Melhor Roteiro
- Melhor Edição
- Melhor Maquiagem e Cabelo
- Melhor Figurino
Tudo que Imaginamos Como Luz
A aposta em “Tudo que Imaginamos Como Luz” pode parecer ousada, mas o filme tem conquistado uma popularidade crescente entre os críticos, que o elegeram o Melhor Filme Internacional em 23 associações diferentes. Embora a crítica não participe da votação do Oscar, esse número expressivo de vitórias certamente chama a atenção da Academia.
Outro fator que pode despertar o interesse da Academia é o fato de o filme ter sido esnobado pela Índia, que escolheu “Troca Surpresa” como sua indicação oficial. Essa ausência gerou mais repercussão do que uma possível presença de “Luz” na lista de concorrentes a Melhor Filme Internacional.
Além disso, “Tudo que Imaginamos Como Luz” conquistou o prêmio de segundo melhor filme no Festival de Cannes, o Grand Prix, e tem figurado em listas do Globo de Ouro, do BAFTA e até mesmo do sindicato dos diretores.
Vale lembrar que a campanha do filme para o Oscar está sendo conduzida pela Janus Films, a mesma companhia boutique responsável por impulsionar as indicações de “Drive My Car” em 2022, que foi nomeado a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e ganhou Melhor Filme Internacional.
“Tudo que Imaginamos Como Luz” está cotado para:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Roteiro Original
“Ainda Estou Aqui” vai ser indicado ao Oscar de Melhor Filme?
Recentemente, a revista especializada em cinema Variety apostou que o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui” receberá três indicações ao Oscar 2025.
A lista de apostas do veículo foi realizada pelo crítico e editor Clayton Davis. O profissional afirma que “Ainda Estou Aqui” tem grandes chances de ser nomeado nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (com Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional.
Davis ainda cita uma indicação em Melhor Roteiro Adaptado, mas que a produção é menos favorita para essa categoria.
“A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro trouxe atenção significativa ao filme, que também é uma garantia para um longa-metragem internacional. Esse momento pode se traduzir em uma surpreendente indicação para melhor filme (e talvez roteiro adaptado)”, escreveu. Clayton Davis foi o único editor de uma grande mídia especializada que previu a vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025.
Os indicados ao Oscar 2025 serão revelados em 23 de março. Saiba como assistir às indicações.