As fortes chuvas que afetaram especialmente áreas de Santa Catarina nesta quinta-feira (16/1), devem se repetir nesta sexta (17/1) ao longo do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém ativo um alerta vermelho, de ‘grande perigo’, até às 23h de hoje.
Há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Também podem ocorrer grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.
Na capital Florianópolis, a prefeitura decretou situação de emergência. De acordo com dados da Epagri divulgados pela MetSul, os acumulados no leste e nordeste de Santa Catarina em 48 horas até às 6h desta sexta-feira chegaram a 351 mm na estação de Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis), 340 mm em Tijucas, 211 mm em São João Batista, 206 mm em Antônio Carlos, e 140 mm em Balneário Camboriú.
Para outras regiões do país, o Inmet publicou alerta laranja, de ‘perigo’ para chuvas intensas. O aviso abrange praticamente a totalidade dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso. Também estão incluídas áreas do Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
São Paulo
Segundo a Climatempo, São Paulo continua sujeito à chuva de forte intensidade no decorrer desta sexta-feira. “As áreas de instabilidade permanecem sobre o Estado e são intensificadas ao longo do dia pela entrada de ar quente vindo do Norte do Brasil. O sol pode aparecer de vez em quando, mas sempre junto de muita nebulosidade”, informa o boletim.
O temporal que caiu sobre a capital na tarde de ontem provocou uma série de alagamentos. Alguns bairros acumularam mais de 80 mm de chuva entre o meio da tarde e o final da noite de quinta-feira.