Os moradores de Paranã, no sul do Tocantins, precisam ficar atentos pois os níveis da água dos rios Palma e Paranã podem aumentar com a chuva prevista para a região. Os temporais devem atingir a cidade pelo menos até o dia 20 de janeiro.
A Coordenação de Proteção e Defesa Civil do município emitiu um comunicado com a previsão de elevação dos dois rios por meio das redes sociais.
Conforme o órgão, é preciso tomar cuidados tanto para quem está nas margens, seja moradores ou turistas que estejam visitando a cidade, quanto para quem precisa atravessar os afluentes. O maior alerta é para que as pessoas não tomem banho nas águas nesse período. Confira:
- Evite navegar sem coletes salva-vidas;
- Evite tomar banho nos rios;
- Não realize atividades de pesca;
- Ribeirinhos devem buscar locais mais altos e seguros.
De acordo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no período alertado pela Defesa Civil o tempo deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O volume de chuvas deve ficar entre 60 e 100 milímetros.
Paranã está sob alerta laranja de chuvas, considerado de perigo pelo instituto. Para o Estado, dois alertas, laranja e amarelo, estão em vigor também prevendo tempo fechado. Podem ser registrados ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.