Meus Amigos e Minhas Amigas,
Problema da Escola Oscar Sardinha resolvido, penso que é página virada restando agora tirar lições dos ensinamentos que o episódio mostrou.
Um amigo indagou… se o problema era falta de alunos como foi resolvido da noite para o dia? Tem perguntas na política que ficam sem respostas, aliás, nem devem ser feitas, até porque em muitos casos o susto cura o soluço.
O buraco como tenho dito há muito tempo é mais em baixo!
Durante longos anos uma cortina de fumaça foi usada tentando esconder a realidade de Miracema sob a justificativa que a cidade teria que primeiro descobrir sua vocação.
POIS BEM…
Parece que encontraram o turismo, mas e daí? O que foi feito? A meu pensar pouca coisa, até porque essa atividade ou indústria precisa de tempo para estabelecer e dar retorno, pois, envolve inúmeras circunstâncias relacionadas à estrutura, mão de obra qualificada, investimentos altos, variedade de atrações e tantas outras.
Eu disse em um artigo anterior que o caso da escola é apenas a ponta do iceberg; sua resolução não esconde a necessidade urgente de apoio já que o município carece economicamente falando receber políticas públicas que gerem emprego e renda.
Parece clichê, mas, não dá mais para colocar a culpa no revólver pelo assassinato!
É impossível tapar o sol com a peneira…
Se a questão em 2025 é a falta de alunos no Oscar Sardinha, em 2026 será no Onezina Bandeira, em 2027 no Filomena, e por aí vai com alguns fechando as portas nesse período se nada for feito para combater o mal que está por trás de tudo que é o êxodo das famílias decorrente da falta de oportunidades, de emprego e etc…
E não são apenas escolas… são empresas, casas e tudo mais.
Porque as coisas acontecem no eixo Palmas/Porto Nacional/Paraíso do Tocantins e até em Miranorte e não em Miracema? Qual o mistério? não há explicação? como uma primeira capital não é vista e nem enxergada dessa forma?
OU…
Temos que acreditar que quando as coisas têm que acontecer, elas simplesmente acontecem?
PARTICULARMENTE…
Acredito que tudo tem uma razão!
O problema da queda populacional de Miracema que vem se agravando a cada ano tem sido deixado de lado, ignorado, só voltando à tona quando fatos como esses ocorrem.
REPITO…
É mais fácil culpar o revólver do que quem aperta o gatilho!
A situação é grave e precisa ser encarada com seriedade por todos, especialmente pelas autoridades com união, foco e perseverança.
Não adianta gritar, espernear por dois dias e depois guardar o assunto na gaveta do esquecimento; é preciso cobrar aqueles que podem fazer a diferença.
Disse para alguns políticos miracemenses nesses últimos dias que o embaraço é tão complicado que se nada for feito, do mesmo jeito que um dia tivemos nove vagas no legislativo e foram para onze, poderemos voltar para nove brevemente.
Hoje os prejudicados são os comerciantes, os alunos, escolas, professores, empregados… amanhã serão os políticos, ou no caso em tela a máxima de que “o pau que dá em Chico dá em Francisco não se aplica?”.
TUDO É VÁLIDO…
A meu sentir aquilo que é feito para melhorar contribui, soma, enriquece, agrega, todavia, Miracema não tem urgência (não estou dizendo que não deva acontecer) de reformas em Ginásio de Esportes, Estádio Castanheirão, e outras ações que não vão mudar a realidade financeira de seus habitantes.
O que o município requer é instalação de empresas, pequenas fábricas, mais médicos especialistas no Hospital de Referência fazendo com que seja transformado em um polo de saúde estadual atraindo pessoas, melhores cursos universitários e aqui indico os que tenham capacidade factual de atrair grande número de estudantes, enfim, das tais políticas públicas citadas anteriormente.
A maioria do que se tem dito é muito pouco ou muito pequeno diante do problema existente.
Que as falácias sejam esquecidas e ações colocadas em prática para que pessoas venham e outras não saiam.
Essa é a Minha Opinião!!!
LEAL JUNIOR competência comprovada em fazer jornalismo sério, imparcial e com responsabilidade!
ANUNCIE NO PORTAL LJ E COLHA OS FRUTOS DE UMA PROPAGANDA VISTA POR MILHARES DE PESSOAS DIARIAMENTE. VENDA MAIS !!! ENTRE EM CONTATO: (63) 98454.2348
COLUNA DO LEAL!
Patrocínio J.Lima Imóveis, Prefeitura de Lajeado, Guimarães Magazine, Drogaria Camargo, Ideal Construções, Câmara de Vereadores de Tocantínia, Central Mat. de Construções, Prefeitura de Tocantínia, ACIAM, Câmara de Vereadores de Lajeado, Supermercado Alô Alô São Paulo, Lelo Gás, Câmara de Vereadores de Miracema e Premoltins Artefatos de Cimento!