Originária do México e de países da América Central, a pitaya é uma fruta exótica que proporciona a combinação colorida de sabor e nutrição à mesa dos brasileiros.
A polpa vermelha se destaca pela beleza da tonalidade e chama a atenção entre as pequenas sementes pretas, mas ela não é exclusiva e também é encontrada na coloração branca.
Descobrir a cor da fruta do dragão, nome popular da pitaya em razão das protuberâncias triangulares chamadas de brácteas, pode parecer uma missão impossível, tamanha a semelhança nas gôndolas das feiras ou mercados. No entanto, a casca dá pistas.
A afirmação é de Diego Adílio da Silva, engenheiro-agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Segundo ele, as características morfológicas auxiliam a solucionar o mistério.
“Em algumas variedades, não todas, a cor da casca é um pouco mais avermelhada. Neste caso, a pitaya tem a polpa vermelha, mas isso não é uma regra, não”.
Outra forma de identificação é observar os cladódios (ramos da pitaya). Se esta parte da planta possuir um pó branco e semelhante ao talco, a chance da polpa ser vermelha aumenta.
“Pitayas com a polpa vermelha também podem ter os ramos retorcidos. Em outros casos, eles são mais finos e compridos. É difícil cravar. Só cortando mesmo para saber”, diz.
O especialista ouvido pela Globo Rural completa ainda que a forma mais certeira de identificar a coloração da polpa é pela espécie.
As quatro mais importantes do ponto de vista comercial, conforme o livro ‘Pitaya, uma alternativa frutífera’, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são:
●Selenicereus undatus: frutos grandes com casca vermelha e polpa branca;
●Selenicereus costaricensis: frutos médios com casca vermelha e polpa vermelha;
●Selenicereus megalanthus: frutos médios com casca amarela com espinhos e polpa branca;
●Selenicereus setaceus: frutos pequenos com casca vermelha com espinhos e polpa branca.
A espécie Selenicereus undatus é a mais cultivada no mundo e também no Brasil pela alta produtividade e produção de frutos grandes para o consumo.