Banhistas da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, se depararam com um visitante inesperado na manhã desta quarta-feira (18): um lobo-marinho apareceu e ficou “descansando” na areia, despertando a curiosidade de quem passava por ali.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e acionou o Grupamento Marítimo de Salvamento para fazer o resgate. O local foi isolado para proteger o animal.
Segundo o professor Dirceu Lopes, mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o aparecimento do lobo-marinho em terras cariocas é resultado das mudanças climáticas.
“Possivelmente o lobo-marinho veio da Antártida pelas correntes marítimas. Com a intensificação das mudanças climáticas, esses movimentos irão ocorrer mais vezes. Será cada vez mais comum o aparecimento de lobos-marinhos, pinguins, e outras espécies que vivem no extremo sul em nossa costa, vindo atrás de comida e para o período de acasalamento”.
Durante toda a manhã, diversos banhistas que passavam por Ipanema aproveitaram e registraram o “banho de sol” que o lobo-marinho estava tomando. O animal está sendo monitorado pelos bombeiros e por biólogos, e deverá retornar ao mar em breve.