A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anunciou nesta segunda-feira (16) que não haverá vestibular tradicional no próximo ano. Em substituição, serão realizadas duas edições do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), com provas agendadas para os dias 18 de maio (primeiro semestre) e 19 de outubro (segundo semestre). O edital da primeira edição está previsto para ser publicado em fevereiro.
Outra novidade anunciada é que, com a adesão da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) ao Exato, as provas devem ser aplicadas em mais municípios do estado, e não apenas naqueles com câmpus da UFT.
O pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, destacou a importância do Exato como alternativa de democratização do ingresso nas instituições. “A nossa expectativa agora, diante da manifestação de interesse de adesão pelo IFTO e pela UFNT, é de que a gente dê continuidade às tratativas de formalização do convênio e construa a segunda edição juntos, para que a gente possa chegar a mais cidades do estado e, de fato, consiga tornar o ingresso nas nossas instituições um processo mais democrático e equânime”, afirmou Cezari.
Os resultados da primeira edição do Exato, realizada no último domingo (15), serão divulgados no final de janeiro.