Os preços do boi gordo iniciaram a semana em queda nas principais praças pecuárias de São Paulo, com a arroba cotada a R$ 312 em Barretos e Araçatuba, segundo o indicador Scot Consultoria. O valor representa recuo 0,95% em relação ao registrado na sexta-feira.
Além do recuo tanto na demanda interna quanto externa, as operações da indústria neste final de ano também contribuem para pressionar o mercado. A baixa sazonal, segundo a Scot, reflete o período de férias e consequente redução das compras.
Normalmente nos finais de ano, com menos dias úteis em função das festas de final de ano e confraternizações. Em função disso, os frigoríficos já se preparam para a demanda de carne e muitos deles dão férias coletivas”, observa o diretor-fundador da Scot, Alcides Torres.
Do lado da oferta, a melhora das condições das pastagens com o retorno das chuvas a boa parte do país também contribui para desacelerar o mercado. De acordo com a consultoria, muitos produtores têm segurado os animais no campo diante da recente queda dos preços. Desde o início de dezembro, a arroba acumula desvalorização de mais de 10%.
“O momento é de um movimento lento de compra e venda dentro das principais praças pecuárias. Tanto pela baixa necessidade de compra dos frigoríficos, quanto a uma melhor capacidade de segurar os bovinos dos pecuaristas”, explica Pedro Gonçalves, analista da Scot.