Com a chegada da temporada de chuvas no Tocantins, cresce a preocupação com o aumento de infecções por dengue.
As condições climáticas da região, como altas temperaturas, e o acúmulo de água em recipientes expostos favorecem a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Além dos cuidados para a eliminação de criadouros e o uso de telas e repelentes, a vacinação se torna uma medida indispensável para evitar e prevenir casos graves da doença.
Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até 7 de outubro de 2024, um crescimento de 400% em relação ao ano anterior.
O aumento da circulação dos sorotipos 3 e 4 do vírus agrava o risco de casos graves, especialmente em indivíduos que já foram infectados por outros sorotipos.
No Tocantins, entre janeiro e a primeira quinzena de novembro de 2024, foram confirmados 3.846 casos de dengue, além de sete mortes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina QDENGA, também disponível no Sabin Diagnóstico e Saúde em Palmas, protege contra os quatro sorotipos do vírus.
Segundo Heryka Cavalcante, enfermeira responsável pelo serviço, o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos e apresenta uma eficácia superior às vacinas anteriormente disponíveis.
“A QDENGA previne cerca de 80% dos casos gerais e reduz em mais de 90% a necessidade de hospitalização. O esquema vacinal é simples, com duas doses aplicadas em um intervalo de três meses, tornando a adesão prática e eficiente”, afirma Heryka.
Exames
Além da prevenção, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e proporcionar um tratamento eficaz.
A biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, ressalta a importância de estar atento aos primeiros sintomas da dengue, como febre, dores no corpo, manchas na pele e fadiga.
“A detecção precoce é determinante para evitar quadros graves. Ao identificar os sintomas, é fundamental procurar assistência médica imediata e realizar os exames necessários”, orienta Nayara.
No Sabin, estão disponíveis vários tipos de exames para detecção da dengue.
O destaque é o teste rápido NS1, capaz de identificar a presença do vírus nos primeiros dias de sintomas.
“Esse exame é ideal nos cinco primeiros dias de sintomas e fornece resultados em até um dia útil, permitindo intervenções rápidas e eficazes”, explica Nayara.
Outro exame avançado disponível é o PCR Combo, que detecta os vírus da dengue, zika e chikungunya em uma única amostra.
Realizado por meio de PCR em tempo real, o exame apresenta resultados precisos em até quatro dias úteis e é indicado para casos de coinfecção ou dúvidas diagnósticas.
“A rapidez e a confiabilidade dos exames garantem suporte assertivo aos profissionais de saúde, contribuindo para um tratamento eficaz”, conclui Nayara.
Sabin no Tocantins
No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí.
A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.
Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
Com 40 anos de atuação, o Sabin é referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente.
O Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984.
Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.