quinta-feira, 13 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Organizações lançam manifesto em defesa da Moratória da Soja

A ação ocorre no momento em que produtores de soja e parlamentares tentam por fim ao acordo do setor, ou afrouxar suas regras

Globo Rural por Globo Rural
13/12/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 7 minutos
A A
A Moratória da Soja é uma iniciativa que veda a compra de soja plantada em áreas desflorestadas do bioma Amazônia a partir de julho de 2008 — Foto: Wenderson Araujo/CNA

A Moratória da Soja é uma iniciativa que veda a compra de soja plantada em áreas desflorestadas do bioma Amazônia a partir de julho de 2008 — Foto: Wenderson Araujo/CNA

CompartilharCompartilhar

Um grupo de 66 organizações da sociedade civil publicou nesta quinta-feira (12) um manifesto em defesa da Moratória da Soja, criada para frear o desmatamento na Amazônia. A ação ocorre no momento em que produtores de soja e parlamentares tentam por fim à moratória, ou afrouxar suas regras.

As organizações defendem ações “contundentes” do setor público e do setor privado para reduzir o desmatamento. E pedem que as empresas mantenham o compromisso com o desmatamento zero e a participação na Moratória da Soja.

ARTIGOSRELACIONADOS

café  — Foto: Freepik

Café segue em queda na bolsa com possível redução das tarifas americanas

13/11/2025
Grãos de Soja 
Foto: Wenderson Araújo/CNA

Exportações de soja do Brasil poderão crescer 5,1%, projeta Conab

13/11/2025

“Existe uma forte pressão vinda das alas mais retrógradas do agronegócio para eliminar toda e qualquer restrição à agricultura predatória. A Moratória da Soja é a bola da vez e o ataque não vai cessar. Demandamos que as empresas participantes não se curvem a essas pressões e joguem fora 18 anos de resultados da Moratória, que elas ajudaram a construir”, afirma Cristiane Mazzetti, coordenadora da frente de Florestas do Greenpeace Brasil.

As instituições criticam as iniciativas para pressionar pelo fim da moratória. Nesta quarta-feira (11/12), a Aprosoja-MT apresentou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um pedido formal de investigação das práticas comerciais das empresas signatárias da Moratória da Soja.

“Com a moratória houve uma queda de 30% para 1% da área de expansão de soja em vegetação nativa somente em Mato Grosso. Precisamos defender esse importante instrumento de incentivo ao desenvolvimento sustentável”, diz Edilene Fernandes, consultora jurídica do Observa-MT.

“A preservação da Amazônia deveria estar no topo das prioridades dos produtores rurais, que já sentem os efeitos da mudança do clima e da alteração no regime de chuvas que o desmatamento do bioma já provoca. A ciência já provou a importância da Amazônia para o clima mundial e para o regime de chuvas no centro-sul da América do Sul, do qual dependem a segurança elétrica e hídrica das milhões de pessoas que vivem na região”, observa Mauricio Voivodic, diretor-executivo do WWF-Brasil.

“Há pouco tempo nossa preocupação ambiental aqui no Acre era com o desmatamento para transformar a floresta em pasto de boi, mas nos últimos anos a soja vem dominando a paisagem, sobretudo no Vale do Acre, de Rio Branco à Assis Brasil ela tá presente. A soja é concentradora de terra e acelera ainda mais o aumento das desigualdades sociais e a violência contra populações no entorno”, afirma Angela Mendes, presidente executiva do Comitê Chico Mendes. Ela também cita o uso excessivo de agrotóxicos como outro risco para a região.

No manifesto, as organizações afirmam que produtores e legisladores ignoram a realidade das crises climática e de biodiversidade ao atuar contra a Moratória da Soja, movendo pedidos Cade de investigação contra as empresas signatárias do acordo. Também citam leis criadas no Mato Grosso e Rondônia, além de projetos de lei em outros Estados para tirar incentivos fiscais para empresas que adotem critérios de compra adicionais ao Código Florestal.

As organizações alegam ainda que a moratória estabelece um sistema de controle de origem que impede a entrada de soja com desmatamento na cadeia. “Se essa barreira à expansão desordenada e à especulação de terras na Amazônia for eliminada, teremos um restabelecimento do incentivo ao desmatamento”, afirmam as entidades.

A Moratória da Soja é um acordo firmado em 2006 por indústrias, sociedade civil, governo, bancos e ONGs, as tradings, no qual assumem o compromisso de deixar de comercializar soja produzida em fazendas que tenham áreas desmatadas do Bioma Amazônia após 22 de julho de 2008.

No manifesto, as entidades ponderam que o acordo tem se mostrado decisivo na redução do desmatamento na Amazônia. A área plantada com soja em 2007, foi de 1,64 milhão de hectares. Em 2022, a soja plantada no bioma Amazônico cobria 7,28 milhões de hectares – e somente 250 mil dessas áreas haviam sido plantadas em áreas desmatadas após 2008, em desacordo com a Moratória.

São signatários do manifesto:

  • Action Aid
  • AdT – Amigos da Terra Amazônia Brasileira
  • All4trees
  • Alternativa Terrazul
  • Amazon Watch
  • AMDL – Associação Mico Leão Dourado
  • Apremavi
  • Biofuelwatch (Europe/USA)
  • Blue Dalian
  • Brigada de Alter
  • BVRio
  • Canopée
  • Ciupoa – Centro de Inteligência Urbana
  • Clima de Eleição
  • CNS – Conselho Nacional das Populações Extrativistas
  • Comitê Chico Mendes
  • CTI – Centro de Trabalho Indigenista
  • Earthsight
  • Eko
  • Environmental Defender Law Center – EDLC
  • Environmental Investigation Agency
  • Envol Vert
  • Forests of the World
  • Geledés – Instituto da Mulher Negra
  • Global Canopy
  • Global Witness
  • Greenpeace Brasil
  • Hospitais Saudáveis
  • ICV – Instituto Centro de Vida
  • IDC – Instituto de Direito Coletivo
  • IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade
  • Imaflora
  • Instituto Comida e Cultura
  • Instituto 5 Elementos
  • Instituto Escolhas
  • Instituto Kabu
  • Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC
  • IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
  • IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas
  • ISA – Instituto Socioambiental
  • ISPN – Instituto Sociedade, População e Natureza
  • Mater Natura
  • Mazô Maná, Nutrição da Floresta
  • Mighty Earth
  • Movimento Pela Soberania Popular na Mineração – MAM
  • Observa-MT
  • Observatório do Código Florestal
  • Observatório do Clima
  • OPAN – Operação Amazônia Nativa
  • Plataforma CIPÓ
  • Projeto Saúde e Alegria
  • Proteção Animal Mundial Brasil
  • Rainforest Action Networ
  • Rainforest Foundation Norway
  • Rede Vozes Negras pelo Clima
  • Repórter Brasil
  • ROBIN WOOD, Germany
  • Sea Shepherd Brasil
  • Snow Alliance
  • SOS Amazônia
  • SOS Mata atlântica
  • SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
  • SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira
  • Uma Gota no Oceano
  • Viração Educomunicação
  • WWF-Brasil
Anterior

Apesar da seca, produtores aceleraram plantio e expectativa é positiva para 2025

Próximo

Novos analistas participam de curso introdutório de vigilância em saúde

Próximo
crédito foto: Divulgação

Novos analistas participam de curso introdutório de vigilância em saúde

LEIA TAMBÉM

Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos visita obras de recuperação e reforço de pontes na Avenida NS-02

13/11/2025
Agricultura e Pecuária

Operação da Adapec contra o comércio ilegal de agrotóxicos multa três lojas agropecuárias

13/11/2025
Tocantins

Sebrae realiza palestra sobre gestão de tempo para pequenos negócios em Dianópolis

13/11/2025
Palmas

Iniciativas da Prefeitura de Palmas na gestão de resíduos sólidos são apresentadas na COP30

13/11/2025
Palmas

Prefeitura apresenta melhorias no atendimento de rotina da UPA Sul durante visita de rotina do TCE-TO

13/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Café segue em queda na bolsa com possível redução das tarifas americanas

13/11/2025
Agricultura e Pecuária

Exportações de soja do Brasil poderão crescer 5,1%, projeta Conab

13/11/2025
Palmas

Procon Palmas orienta consumidores para uma Black Friday consciente e segura

13/11/2025
Tocantins

Caravana Vida de Mulher chega ao município de Almas e realiza atendimentos voltados às mulheres durante todo o dia

13/11/2025
Educação

Governo do Tocantins investe R$ 23,7 milhões para valorizar profissionais da educação com o Prêmio Ideb Mais 2025

13/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Café segue em queda na bolsa com possível redução das tarifas americanas
  • Exportações de soja do Brasil poderão crescer 5,1%, projeta Conab
  • Procon Palmas orienta consumidores para uma Black Friday consciente e segura

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

café  — Foto: Freepik

Café segue em queda na bolsa com possível redução das tarifas americanas

13/11/2025
Grãos de Soja 
Foto: Wenderson Araújo/CNA

Exportações de soja do Brasil poderão crescer 5,1%, projeta Conab

13/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.