Pagar dívidas é o principal objetivo dos brasileiros ao gastar o 13º salário, mostra levantamento da Serasa cedido com exclusividade à CNN.
Conforme os dados, este é o destino do dinheiro de 31% dos entrevistados. Logo atrás, aparece a quitação de contas básicas, com 28% do total.
A pesquisa da Serasa ainda mostrou que 81% dos entrevistados afirmaram que irão gastar o valor do pagamento, enquanto 19% guardarão integralmente o valor — a maioria como forma de investimento.
A primeira parcela do 13º salário foi depositada pelas empresas até o dia 29 de novembro. A segunda parte deve ser paga até 20 de dezembro ou último dia útil antes deste prazo.
Para 22,7%, a gratificação servirá para bancar a viagem de férias, enquanto 20,6% indicaram que irão usar o valor para comprar presentes de Natal.
“A chegada do 13º salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, diz Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.
De acordo com o levantamento, 66% dos brasileiros planejam com antecedência o uso do dinheiro extra no fim do ano.