A indicação de “Ainda Estou Aqui” ao Globo de Ouro 2025, anunciada nesta segunda-feira (9), marcou o retorno do Brasil à prestigiosa premiação da imprensa estrangeira de Hollywood. O longa de Walter Salles está indicado à categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.
A última vez que uma produção nacional foi lembrada pela associação nessa categoria foi em 2005, quando “Diários de Motocicleta”, curiosamente outro trabalho de Walter Salles, foi indicado ao prêmio. O longa, estrelado por Gael García Bernal (“A Máquina“), acabou perdendo para o espanhol “Mar Adentro”.
Por se tratar de uma coprodução entre Brasil e Argentina, muitos não consideram essa indicação como legitimamente brasileira. No entanto, o site oficial da premiação atribui a nomeação ao Brasil.
Inspirado nos diários de viagem de Ernesto Che Guevara, o filme narra a trajetória do jovem estudante de medicina e futuro revolucionário (interpretado por Gael García Bernal) ao lado de seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna, de “O Lobista”). Os dois embarcam em uma aventura de motocicleta que os leva do Brasil ao Peru, descobrindo pelo caminho as profundas desigualdades sociais da América do Sul.
Eles convivem com camponeses em situação de pobreza e presenciam a exploração de trabalhadores por industriais ricos. A jornada atinge seu ponto decisivo em uma colônia de leprosos no Peru, onde Ernesto passa por uma transformação pessoal que redefine seus valores e sua visão do mundo.
Atualmente, “Diários de Motocicleta” está disponível apenas para compra e aluguel digital no Apple TV+.