Um homem de 60 anos foi encontrado com vida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na tarde deste domingo (8), em Pedras de Maria da Cruz, no interior do estado, após ficar quase uma semana desaparecido.
Segundo a corporação, ele não era visto desde a manhã do dia 2 de dezembro, quando os militares da cidade de Januária foram acionados pela sobrinha da vítima, informando que o tio havia desaparecido na comunidade de Riacho Buriti, zona rural de Pedras de Maria da Cruz.
A sobrinha informou que o tio tinha sido visto pela última vez por volta das 6 horas da manhã. Na ocasião, ele estava descalço, carregando uma enxada e caminhando em direção à casa da irmã, mas como nunca chegou, familiares e amigos iniciaram as buscas ainda no mesmo dia, porém, a chuva na região dificultou o trabalho.
Com o acionamento dos bombeiros, eles iniciaram a operação de busca nas proximidades do último local conhecido da vítima, pelo qual ela teria passado.
Segundo os bombeiros, cães farejadores e drones foram utilizados para otimizar as buscas.Play Video
“Foi solicitado apoio ao canil do 7º BBM, que enviou uma equipe composta por 2 militares acompanhados do cão Zeus. Além disso, os militares utilizaram um drone operacional com câmera térmica para realizar o mapeamento aéreo, enquanto buscavam nas áreas de mata, pastagens, riachos e trilhas da região’, informou a corporação em nota.
Após seis dias, os militares encontraram as roupas que o idoso usava no dia do desaparecimento, perto de uma área de mata, com isso, a operação foi intensificada no local, cobrindo uma área de aproximadamente 8 quilômetros de distância do último ponto onde foi avistado anteriormente.
Após uma varredura estratégica, os militares localizaram o idoso, totalmente despido e deitado sob uma árvore. Ele estava em estado de debilidade e desidratação após dias sem alimentação e consumindo apenas água da chuva e de lagoas.
Os militares constataram que o homem também enfrentou condições climáticas adversas, como chuva e forte e muito calor.
Devido à dificuldade de acesso ao local e o estado delicado de saúde da vítima, os bombeiros solicitaram apoio da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), sediada em Montes Claros, para resgatar o idoso com o auxílio da aeronave Arcanjo.
Após receber atendimento médico no local, ele foi transportado para a Santa Casa de Montes Claros com quadro de saúde estável.