Um chá de bebê decorado com muito carinho pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, localizado no Jardim Aureny III, foi palco da entrega dos kits natalidade para gestantes em situação de vulnerabilidade social acompanhadas na unidade. A ação foi realizada nesta quinta-feira, 5, pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir).
Para receber o benefício as mães devem fazer a solicitação pessoalmente, estar inserida no CadÚnico e apresentar documentos pessoais, além de cartão de pré-natal realizado no Sistema Único de Saúde (SUS). ‘Nosso papel enquanto gestão é acolher estas mães e trazer os atendimentos disponíveis de acordo com o que preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), dando apoio e segurança por meio de nossas equipes presentes nos Cras”, explicou a gestora da Sempsir, Ana Paula Lage.
“Sabemos que a maternidade é um momento muito especial e que algumas mães precisam desse apoio. Por isso estamos fazendo a entrega do kit com roupinhas, itens de higiene, fraldas e outros”, destacou a coordenadora do Cras Karajá I, Maria Lúcia Aires.
“Eu fiquei muito feliz e emocionada, pois já estava preocupada, porque não tenho muita coisa para o meu bebê. O kit veio em boa hora e ele é bem completo, tem até perfume e absorvente para os seios”, disse a gestante, Tátila Tays Alves, acrescentando que atualmente está desempregada e por isso “tudo fica ainda mais difícil”.
Saiba Mais
O Kit Natalidade é um benefício eventual previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), e tem por objetivo beneficiar gestantes em situação de vulnerabilidade.
Para participar, a mãe interessada precisa ir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu bairro e apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão de pré-natal realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também é obrigatório estar cadastrada no CadÚnico do Governo Federal, residir em Palmas e com renda total bruta familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de 50% do salário mínimo.
O kit entregue pela Prefeitura de Palmas é composto por banheira, sabonete líquido, perfume, shampoo, mijãozinho, meias, cotonete, cueiro, lenço umedecido, toalha, manta, cortador de unha, termômetro digital, absorvente para o seio, absorvente pós-parto e outros itens.