Em 2024, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) reafirmou seu papel estratégico no desenvolvimento da gestão pública de Palmas, promovendo a qualificação de servidores com 1.665 vagas distribuídas em 23 cursos com consultoria interna e externa. Além disso, liderou processos seletivos para o quadro geral e a educação, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), e intensificou o projeto Viva Bem Servidor, com iniciativas específicas ao bem-estar físico e mental dos funcionários públicos.
De forma multidisciplinar, o órgão investiu em diversas áreas, incluindo licitações, comunicação, trânsito e políticas públicas, permitindo que, desde 2017, servidores adquiram conhecimentos e habilidades alinhadas às exigências legais, administrativas e tecnológicas, necessárias para a melhoria da prestação dos serviços públicos oferecidos à população.
Cursos de capacitação
Logo no início do ano, o IVM ofertou cursos com temáticas relacionadas a licitações e processos administrativos, essenciais para a gestão dos recursos públicos. Os cursos Instrução de Processos de Despesas conforme Decretos Municipais Nº 2.460 e 2.461/2023 e o Implementação e Aplicação Lei Nº 14.133/21 conforme Decretos Nº 2.460 e 2.461/2023, ocorridos entre janeiro e abril, abordaram mudanças e critérios legais, garantindo que os processos de compra, contratação e execução de despesas sejam realizados de forma eficiente, ética e transparente.
Além de fornecer subsídios teóricos, os treinamentos enfatizaram exercícios práticos e estudos de caso que simulam situações reais do cotidiano da administração pública. Só em Processos de Despesas, 229 agentes foram certificados.
Para agregar essas formações, em abril, o curso Sistema de Gerenciamento de Documentos (E-Palmas) e do Sistema Portal do Cidadão, parte do projeto de informatização da Prefeitura, foi incluído, orientando servidores a usarem novas plataformas de gerenciamento. Em novembro, Redação de Documentos Oficiais instruiu agentes quanto à forma de escrita documental para o dia a dia.
A pauta desenvolvimento e tecnologia esteve presente ao longo do ano. A capacitação Licenciamento Ambiental abordou aspectos práticos e teóricos de gestão ambiental, incluindo o uso de ferramentas tecnológicas para análises e emissão de licenças. Já o Curso Avançado de Mapeamento com Drones e Processamento de Imagens teve como foco o uso de drones para mapeamento de alta precisão, com aplicações em diversas áreas, como meio ambiente, agricultura de precisão, engenharia e urbanismo. Em outubro, o curso de Fiscalização de Trânsito com uso de Equipamentos Metrológicos levou aos agentes de trânsito ferramentas de medição e registro de infrações, abordando o uso de etilômetros, medidores de velocidade, leitura de tacógrafos e administração de conflitos no trânsito.
Cursos voltados ao trânsito foram prioridade em 2024. Garantindo a segurança nas vias de Palmas, entre junho e setembro, também foram realizadas a seguintes capacitações: Atualização de Agentes de Trânsito, Mobilidade Urbana e Sinalização de Trânsito e Capacitando Profissionais para um transitar mais Seguro. Os treinamentos proporcionaram aos servidores nas áreas de transporte e fiscalização uma melhor atuação embasada nas legislações vigentes. Além disso, houve a oferta específica do curso Aperfeiçoamento para Taxistas – Projeto Balada Segura, garantindo que esses profissionais também estejam preparados e atualizados. Juntos, 170 servidores e taxistas foram formados.
Nas áreas de Imagem e Comunicação, o IVM promoveu três importantes cursos entre maio e junho: Mídia Training – Treinamento para Porta-Vozes, Comunicação e Oratória e Imagem Profissional Positiva: A Imagem Pessoal na Carreira Profissional. Essas formações treinaram gestores, assessores e servidores em geral a lidarem com assertividade diante da imprensa, a comunicarem de forma eficaz o trabalho realizado nas secretarias e projetarem uma imagem pessoal e profissional condizente com seus cargos.
Além disso, foram oferecidos os cursos Educação Financeira e Nova Retenção do Imposto de Renda, que auxiliaram agentes em sua gestão financeira pessoal e cumprimento das obrigações fiscais.
No âmbito das políticas públicas, em outubro, o Instituto realizou as formações: Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Trabalho e Gestão Prática de Políticas Públicas para as Mulheres, temas relevantes à construção de ambientes mais igualitários. O primeiro abordou práticas para identificar, prevenir e lidar com comportamentos que ferem a saúde mental e a dignidade e o segundo destacou a relevância de políticas para a proteção dos direitos das mulheres, equipando servidores para promover um ambiente melhor.
Impacto e avaliação
Neste ano, o IVM formou 1.282 profissionais em diversas áreas, impactando diretamente a qualidade do serviço prestado à população de Palmas. As pesquisas de satisfação realizadas com os cursistas ao longo do ano resultam em uma média de 4,38, refletindo o alto nível de aprovação e a qualidade oferecida.
Viva Bem Servidor
Juntamente aos cursos, o IVM destacou-se com o projeto ‘Viva Bem Servidor’, iniciativa voltada ao bem-estar e à saúde ocupacional. O projeto ofereceu atividades como palestras sobre saúde emocional, controle do estresse e práticas integrativas, incluindo sessões de yoga e meditação, com destaque para o evento ‘O Poder Transformador do Yoga’, que contou com aula prática aberta à comunidade. Foram organizadas sessões de 10 a 15 minutos de yoga laboral antes das instrutorias, melhorando a disposição dos servidores para a absorção do conteúdo programático.
Concursos públicos
Visando fortalecer a gestão do município para o crescimento dos profissionais dos quadros geral, saúde e da educação foram realizados os devidos processos seletivos de concurso público, sendo os dois primeiros iniciados logo no início de 2024 e o último se encontrando na fase de resultado provisório. Já o concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, iniciado em 2022, entra em sua fase final com o 6º Curso de Formação para Guardas. Palmas termina o ano com quase 800 novos servidores efetivos.
Texto – Loara Tomaz – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom