O delegado da Polícia Civil do Tocantins, Luís Gonzaga da Silva Neto, titular da 26ª Delegacia de Polícia de Araguaína, foi aprovado em 6º lugar na seleção para o doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A seleção registrou a participação de 55 candidatos para 11 vagas, divididas em etapas eliminatórias e classificatórias. A análise do currículo Lattes e as provas de língua estrangeira (inglês e espanhol) constituíram a primeira etapa. A segunda fase incluiu a defesa oral do projeto de pesquisa.
O projeto de pesquisa do delegado aborda a temática “Governança e Cidadania Digital: a aplicabilidade da justiça restaurativa nas delegacias de polícia no Estado do Tocantins”.
A proposta visa estudar a viabilidade de implementar a justiça restaurativa na fase pré-processual, com o objetivo de reduzir demandas nas delegacias e resolver conflitos sociais em suas fases iniciais, evitando a abertura de investigações e processos judiciais desnecessários.
Luís Gonzaga declarou satisfação com o resultado e destacou o caráter inovador do tema. “Estou muito feliz por ser aprovado na seleção de doutorado em Desenvolvimento Regional pela UFT, especialmente pelo tema da pesquisa que aborda uma visão moderna da polícia judiciária, ampliando os seus horizontes de atuação, tendo sempre como principal fim a resolução de conflitos sociais”, destacou.