Após reabertura do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou a primeira ação de Atendimento Itinerante do Ponto de Inclusão Digital (PID), em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, nesta sexta-feira, 29. No local, a senhora Elídia Barbosa da Silva, 50 anos, que não votava desde 2001, regularizou seu título eleitoral e garantiu o direito de voto nas próximas eleições.
“Eu estive aqui no início do ano, mas já tinha passado o cadastro eleitoral e não pude mais fazer. Aí agora aproveitei para fazer a segunda via. Essa é uma forma de ajudar, poder escolher a pessoa que nos representa, e a gente precisa contribuir com a comunidade e exigir os nossos direitos”, destacou a moradora da comunidade.
Os atendimentos estão sendo realizados por meio da equipe do cartório eleitoral da 3ª Zona Eleitoral. A cidadã e o cidadão pode procurar a unidade até as 17h, com intervalo para almoço de 12h às 13h.
Primeiro título
Já o estudante de direito Fabrício Passos de Souza, 19 anos, que procurou atendimento para tirar seu primeiro título, destacou o papel do cidadão no exercício do voto consciente nas eleições, como meio de efetivar a democracia.
“Quando votamos, contribuímos para a democracia representativa, em que elegemos pessoas para nos representar. Nesse processo, desempenhamos um papel fundamental, sendo protagonistas na escolha de representantes que reflitam nossas ideias e valores” afirmou.
Serviços eleitorais
Durante a ação estão disponíveis os serviços eleitorais de alistamento eleitoral (1° título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e regularização do título eleitoral. Para o atendimento é necessário portar RG e/ou certidão de nascimento em caso de 1° título, comprovante de endereço (com vínculo), e reservista para homens que completam 19 anos ainda neste ano.
PID
Os PIDs buscam ampliar o acesso da população aos serviços da Justiça, aproximando a cidadã e o cidadão do Poder Judiciário. A iniciativa facilita que a prestação dos serviços de utilidade pública ofertados pelos órgãos de competência, seja eles nos níveis municipal, estadual ou federal, esteja mais próximo da população que reside mais afastada das sedes dos Poderes.
Em Luzimangues, o ponto de apoio à Justiça está localizado na avenida 04, Qd SQ1-L, Village Morena. O local, que realiza atendimentos no prédio da Defensoria Pública, foi inaugurado em julho deste ano.
Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.