Paraíso do Tocantins apresentou na manhã desta quarta-feira, 27, a boa prática na alfabetização aplicada na Escola Municipal José Ribeiro Torres.
A apresentação foi realizada durante o 1º Seminário de Boas Práticas Alfabetiza Mais Tocantins: Construindo caminhos para a alfabetização, promovido pelo Governo do Estado, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.
Durante o evento, que teve início ontem, o município recebeu o Selo Unicef.
A secretária municipal de Educação, Giovanda Carvalho, destacou a importância de Paraíso ter um projeto escolhido para compartilhar durante o seminário.
“É uma oportunidade maravilhosa poder compartilhar iniciativas inovadoras e inspiradoras com a comunidade educacional. É uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, estimular a criatividade dos professores e alunos, e promover a troca de experiências para a melhoria da qualidade do ensino”.
A subsecretária de Educação, Maria do Socorro Rocha e Silva, explicou que foi selecionada em cada uma das 13 regionais de educação do Estado, uma boa prática de alfabetização aplicada neste ano de 2024.
Da regional de Paraíso, composta por 14 municípios, foi escolhida a da Escola Municipal José Ribeiro Torres, da turma da professora Wandicélia Wanderley Marinho.
O Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada tem o desafio de alfabetizar todas as crianças das escolas públicas tocantinenses até o final do 2° ano do ensino fundamental, unindo esforços entre os governos federal, estadual e os 139 municípios.
Selo Unicef
Paraíso do Tocantins foi certificado com o Selo Unicef 2021/2024. Dos 139 municípios Tocantinenses, 99 aderiram ao projeto. Destes, 69 chegaram ao final da edição e somente 15 foram certificados com o Selo de Aprovação.
Este Selo é o reconhecimento de um trabalho realizado durante os 4 anos de gestão. A certificação, além de colocar Paraíso do Tocantins em destaque entre os municípios Tocantinenses, também serve de incentivo para que as demais cidades se unam na luta pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Para obter o Selo, Paraíso implementou uma série de iniciativas focadas em Saúde, Educação, Proteção Social, Esporte e Lazer demonstrando um comprometimento significativo com o desenvolvimento infanto juvenil.
Entre as ações instituídas estão o fortalecimento das políticas educacionais, com a implementação de programas e projetos que visam aumentar a taxa de matrícula, a permanência na escola e a redução da evasão escolar e distorção idade série.
O Selo Unicef é um projeto de iniciativa do fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece e estimula o avanço na promoção e garantia de direito da criança e adolescente dos municípios da Amazônia Legal e Semiárido Brasileiro.
Visa reconhecer os esforços de municípios brasileiros em melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes.