O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, realiza nesta sexta-feira, 29, o Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres, em Palmas.
Com uma programação diversificada, o evento visa fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, com foco na garantia de direitos e no combate às desigualdades, discriminação e todas as formas de violência.
O Fórum será um importante espaço de diálogo entre o Governo do Estado, gestores municipais, especialistas e a rede de proteção às mulheres.
A proposta é criar novas diretrizes para a implementação de políticas mais inclusivas e eficazes, promovendo o empoderamento feminino e estreitando os laços entre a sociedade civil e as autoridades na luta pela igualdade de direitos.
Para a secretária da SecMulher, Berenice Barbosa, o fórum representa um passo importante na construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes para as mulheres tocantinenses.
“Este evento é uma oportunidade para dialogarmos, fortalecer parcerias e implementar ações concretas que garantam o acesso aos direitos das mulheres, além de promover o empoderamento feminino. Nosso objetivo é construir um futuro mais justo, igualitário e seguro para todas as mulheres do nosso estado, especialmente aquelas que mais precisam de apoio e proteção”, afirma.
Programação
Durante o Fórum, serão realizadas diversas atividades, incluindo pronunciamentos das autoridades, painéis temáticos e lançamentos de projetos importantes.
Um dos destaques será o painel sobre “Empreendedorismo Feminino”, conduzido por Luciana Retz, do Sebrae. Também ocorrerá o lançamento do “Selo Instituição e Empresa Amiga da Mulher”, que visa reconhecer iniciativas comprometidas com a promoção da igualdade de gênero.
Outro momento significativo será a assinatura de Termos de Cooperação Técnica e o lançamento do projeto “Vida de Mulher”, desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), que visa oferecer suporte integral às mulheres em diversas situações de vulnerabilidade.
Além disso, o evento contará com o lançamento do Edital de Chamamento Público para a Secretaria Municipal da Mulher e a entrega de cheques às Prefeituras Selecionadas no Edital 2024, que viabilizarão a execução de projetos voltados à proteção e inclusão das mulheres nas comunidades locais.
O Fórum também discutirá o Decreto nº 6.689, que cria o Fórum Estadual Permanente de Políticas Públicas para Mulheres (FEPPAM), além de realizar a leitura e aprovação do regimento do Fórum, estabelecendo diretrizes para ações futuras no estado.
Inscrições
As inscrições para o Fórum podem ser realizadas clicando aqui, até o dia anterior ao evento, ou no local, no dia do fórum, conforme disponibilidade.