Os estudantes que passarem para a segunda fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) vão fazer as provas nos dias 8 e 9 de dezembro. E um dos desafios é a redação, aplicada no segundo dia.
A Unesp exige que os estudantes escrevam um texto dissertativo-argumentativo “coerente, coeso (bem articulado) e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura e compreensão de textos auxiliares”, segundo o Manual do Candidato.
À CNN, o professor Vinicius Beltrão, coordenador de ensino e inovação sênior no SAS Educação, comentou dicas para os estudantes conseguirem uma boa nota na redação.
- Expor o ponto de vista de forma clara
Para o professor, é fundamental que os candidatos se preocupem em deixar seu ponto de vista claro para a banca avaliadora. Afinal, o texto deve ser dissertativo-argumentativo e, por isso, os estudantes precisam defender sua opinião sobre o tema.
- Apresentar argumentos que sustentem o ponto de vista
Além de apresentar o ponto de vista, os candidatos devem justificá-lo com argumentos. A pertinência dos argumentos é um dos critérios avaliados na redação.Play Video
- Conduzir o texto na terceira pessoa
Beltrão ainda indica que o texto deve ser feito, preferencialmente, na terceira pessoa do singular, o que demonstra imparcialidade.
- Reflexão crítica
O professor também comentou que, em geral, os temas da redação da Unesp têm forte apelo social e que a banca valoriza os candidatos que demonstram uma reflexão crítica e socialmente engajada.
Critérios de correção
A Unesp avalia quatro critérios na redação dos candidatos:
- Tema: analisa se o texto atende ao tema proposto;
- Estrutura: avalia se o candidato sustenta a tese com argumentos bem organizados;
- Língua: considera os aspectos gramaticais, a escolha das palavras e o grau de formalidade nas palavras e expressões;
- Coesão: analisa o uso de termos que evitem repetições, conjunções, entre outros.
Além disso, o título não é considerado para a nota do texto. Ou seja, não é necessário.