O cursinho MedEnsina, preparatório popular para vestibulares organizado por alunos da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), anunciou a abertura das inscrições de seu processo seletivo.
Os interessados podem se inscrever até o dia 10 de janeiro e pleitear uma das 300 vagas na turma de 2025. A prova de seleção ocorrerá nos dias 18 e 19 de janeiro, confira as etapas:
Como funciona a seleção?
O processo seletivo do MedEnsina avalia candidatos que já terminaram o segundo ano do ensino médio e analisa dois critérios, com pesos diferentes, na hora de decidir quais candidatos terão direito a uma vaga no cursinho.
O primeiro critério, socioeconômico, representa 80% da nota final do aluno interessado em uma vaga. Nessa etapa, a ideia é verificar se a pessoa tem ou não condições de arcar com os custos de um preparatório para vestibulares.
Depois, os estudantes passam por uma prova, com conteúdos básicos de vestibular, que corresponde aos outros 20% da avaliação dos vestibulandos.Play Video
Além dessas verificações, o preparatório destina ainda uma reserva de vagas para alunos pretos ou com deficiência. Entenda abaixo:
- Pessoas pretas, pardas e indígenas (150 vagas)
- Pessoas com deficiência (12 vagas)
- Pessoas transgênero (12 vagas)
No final, os 450 primeiros colocados no processo serão chamados para uma entrevista presencial. E, para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, há uma banca de heteroidentificação.
Para saber o que cai na prova e quais são as perguntas do questionário socioeconômico, os candidatos podem acessar o edital do processo seletivo.
Como funciona o cursinho?
O MedEnsina atende cerca de 300 alunos por ano há mais de 20 anos, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior, com histórico de aprovações em grandes universidades do país, inclusive na USP, instituição que sedia o projeto.
Segundo os organizadores, o projeto já beneficiou 7 mil pessoas egressas de escolas públicas, sem condições de arcar com cursos privados.
Os alunos aprovados no processo seletivo atual devem começar os estudos em 14 de fevereiro de 2025, em uma aula inaugural.
Durante o calendário regular, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h30. Os plantões, momentos para tirar dúvidas com os professores, acontecem nos mesmos dias, das 18h às 18h45.
Além disso, durante o ano letivo, os vestibulandos passam por tutorias, simulados e acessam material completo de estudo e aulas de reforço.
Confira o cronograma:
- Início das inscrições on-line: 11 de novembro de 2024
- Primeiro dia para inscrições presenciais: 9 de novembro de 2024
- Segundo dia para inscrições presenciais: 10 de janeiro de 2025
- Término das inscrições on-line: 10 de janeiro de 2025
- Divulgação dos locais de prova: 15 de janeiro de 2025
- Data limite para pedido de troca de horário da prova: 16 de janeiro de 2025
- Prova de seleção: 18 e 19 de janeiro de 2025
- Período para preenchimento do Questionário de Avaliação
Socioeconômica: 20 a 26 de janeiro de 2025 - Divulgação da lista de convocados para entrevista: 30 de janeiro de 2025
- Divulgação da lista de convocados para matrícula em 1ª chamada: 10 de fevereiro de 2025
- Aula inaugural: 14 de fevereiro de 2025
- Previsão de início das aulas regulares: 17 de fevereiro de 2025