A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e o Instituto Recriar Vidas teve sua primeira etapa concluída nesta semana, fechando o calendário de palestras com mais de mil atendimentos. Dia 29 de abril foi a primeira delas, intitulada “O Bem-estar em serviço, cuidando de quem cuida”.
Desde o começo da parceria, todas as Unidades Operacionais do CBMTO foram contempladas, além das Escolas de Tempo Integral geridas pela corporação e o Projeto Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), perfazendo um público de 1.016 pessoas, segundo o Instituto.
Para cada público, o Instituto ofertou uma palestra com tema diferente e com profissional também de área diferente, a exemplo de psicopedagoga e psicóloga.
“Sobre o resultado dos trabalhos, considero muito positivo pois percebi o grande interesse das crianças alcançadas pelas palestras. Participaram ativamente das dinâmicas oferecidas e ao final sempre deram um feedback positivo sobre os assuntos abordados”, afirmou o coronel Marcelo Falcão, palestrante, especialista em inteligência socioemocional e um dos diretores do Instituto Recriar Vidas.
No último dia 18, em Palmas, 30 bombeiros militares participaram de palestra no Quartel do Comando Geral. E dia 19, foi a vez da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Paraíso do Tocantins, ser contemplada. Doze militares foram contemplados.
“O trabalho realizado com os bombeiros militares durante a oficina de fortalecimento socioemocional foi recebido de maneira muito positiva, com excelente receptividade e elevado nível de engajamento. O público demonstrou interesse pelos temas abordados, colaborando ativamente nas discussões, dinâmicas e atividades práticas”, relatou a psicóloga Hareli Cecchin, que ministrou as temáticas desde o começo da parceria.
“A longo prazo, espera-se que os conhecimentos adquiridos contribuam para a redução de impactos emocionais decorrentes do trabalho, promovendo um fortalecimento da resiliência individual e coletiva”, concluiu Hareli Cecchin.
Cronograma de atendimento
Palmas – Lançamento no Auditório Colégio Militar, em 29 de Abril: 80 Bombeiros Militares, 233 alunos; Auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em 30 de Abril: 80 participantes entre policiais militares e bombeiros.
Araguaína, em 22 de agosto, no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar: 18 bombeiros, 46 alunos do PROEBOM, 79 estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico.
Em Porto Nacional, na 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, dia 29 de agosto, 43 professores e 193 alunos da Escola de Tempo Integral, e 23 bombeiros.
No 3º Batalhão de Bombeiros Militar, em Gurupi, dia 13 de novembro, foram atendidas 45 crianças do Projeto Bombeiro Mirim e 23 bombeiros militares.
Em Dianópolis, na 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em 14 de novembro, o público atendido foi de 46 crianças do PROEBOM e 15 bombeiros do efetivo.