Rafael Brandão, 8º colocado do Mr. Olympia do ano passado, falou sobre um possível confronto com o canadense Chris Bumstead nos palcos do torneio no ano que vem. O brasileiro já está garantido para o campeonato do ano que vem após vencer o Romênia Pro 2024.
“Ele não precisa ganhar um show para se classificar para o Mr. Olympia, acho que ele é um cara que merece um convite para competir na Open. Ele representa o bodybuilding no total, não só a categoria Classic. A gente tem que tirar o chapéu, tem que reconhecer a grandeza de outro atleta, ele é o Arnold Schwarzenegger da nossa geração”, afirmou em vídeo publicado no canal no Youtube.
O brasileiro ainda disse que, se estiver 100%, tem mais chances de vencer o canadense do que de perder para o rival.
“Eu quero competir contra ele (Cbum) com o físico 100%, porque se eu subir 90%, ele pode ganhar. Agora, se eu subir 100%, eu acredito que a probabilidade de eu ganhar dele é maior do que ele ganhar de mim. Então, quem sabe, esse confronto aconteça no Olympia 2025, vamos fazer tudo para isso acontecer”, completou.
Chris Bumstead foi segundo colocado do Praga Pro 2024, torneio na República Tcheca, na Open. O torneio foi realizado uma semana após o Romenia Pro (torneio do qual o atleta foi campeão e já estava confirmado), o que fez com que muitos fãs pedissem para que Brandão entrasse na disputa da República Tcheca para enfrentar Cbum.Play Video
“O Romênia Pro era meu quarto campeonato no ano. Se eu fizesse uma finalização [para outro campeonato] uma semana depois, meu físico não iria responder. Meu planejamento era, se não vencesse o Romenia, descansar uma semana para o torneio da Espanha. Não ia mudar meu planejamento para competir com o Cbum”, contou.
Cbum pode competir na Open no Mr. Olympia?
Por ter sido campeão do Mr. Olympia, Chris tem vaga vitalícia no torneio, porém somente para a categoria na qual ele venceu: a Classic Physique. Para disputar a Open, ele precisa vencer algum torneio profissional. Se tivesse conquistado o primeiro lugar de Praga, estaria garantido, como ficou com o vice, segue sem acesso.
No entanto, há outra possibilidade. A própria organização do torneio pode convidar competidores, mesmo que não tenham vencido nenhuma competição naquele ano. Pelo prestígio e carreira de Cbum, não seria surpreendente que ele fosse convidado. Há ainda como se classificar por um ranking de pontos, mas ele teria que participar de várias competições ao longo do ano.
Aposentadoria de Cbum
Após o título do Olympia deste ano, Cbum se emocionou bastante e anunciou aposentadoria: “Esta será minha última vez nesse palco”. No entanto, semanas depois, informou que competiria no torneio de Praga, porém em uma categoria acima, na Open, que foi a que ele começou a carreira.
Durante o torneio, o canadense chegou a fazer mistério sobre uma possível aposentadoria definitiva. Ao ser perguntado se seria a última vez nos palcos, ele preferiu não responder. No entanto, após ficar com o vice, cravou o fim da carreira.
“Este show foi realmente planejado para ser o último e segue sendo o último. Estou triste em dizer. Esse show foi por amor ao esporte, foi uma honra competir contra os campeões”, disse o atleta ao fim do evento.