Paraíso do Tocantins celebra a conquista de ser certificado com o Selo Unicef de município aprovado de 2021/2024.
Este reconhecimento é um reflexo do comprometimento dos gestores municipais em promover, proteger e garantir direito de crianças e adolescentes, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.
Dos 139 municípios Tocantinenses, 99 aderiram ao projeto. Destes, 69 chegaram ao final da edição e somente 15 foram certificados com o Selo de Aprovação.
Este Selo é o reconhecimento de um trabalho realizado durante 4 anos.
A certificação coloca Paraíso do Tocantins em destaque entre os municípios Tocantinenses e também serve de incentivo para que demais cidades sigam o exemplo e se unam na luta pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Com essa conquista, Paraíso reafirma o seu compromisso em continuar promovendo políticas públicas de qualidade que garantam o seu pleno desenvolvimento e bem-estar.
O Selo Unicef é um projeto de iniciativa do fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece e estimula o avanço na promoção e garantia de direito da criança e adolescente dos municípios da Amazônia Legal e Semiárido Brasileiro.
Visa reconhecer os esforços de municípios brasileiros em melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes.
Para obter o Selo, Paraíso implementou uma série de iniciativas focadas em Saúde, Educação, Proteção Social, Esporte e Lazer demonstrando um comprometimento significativo com o desenvolvimento infanto juvenil.
Entre as ações instituídas estão o fortalecimento das políticas educacionais, com a implementação de programas e projetos que visam aumentar a taxa de matrícula, a permanência na escola e a redução da evasão escolar e distorção idade série.
O aprimoramento dos serviços, programas e projetos socioassistenciais que garantem o aumento da proteção social das famílias também foi implementado.
Além dessas ações, o município tem promovido diversas campanhas de conscientização sobre saúde e nutrição, buscando garantir que todas as crianças tenham acesso a alimentação e serviço de saúde de qualidade e ainda campanhas socioeducativas em diversos temas que propiciam a proteção e o combate à violência contra criança e adolescente.
Essa conquista foi possível devido ao trabalho intersetorial realizado em parceria em diversas áreas, unindo forças entre tantos: órgãos de garantia de direito, entidades, ongs, instituições, secretarias municipais, órgãos estaduais, conselhos de direito e conselho tutelar dentre outros.