Uma das maiores ameaças à saúde pública, o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e chega a reduzir a expectativa de vida em 20 anos. Frente à problemática, o Hospital Geral de Palmas (HGP) está em fase final de estruturação do Programa Qualidade de Vida (PQV) onde será oferecido o programa de Combate ao Tabagismo, para os trabalhadores da unidade, que querem parar de fumar.
O programa coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) contará com uma equipe multiprofissional especializada com médicos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgião dentista e terapeutas holísticos. Serão utilizadas terapias integrativas como acupuntura, yoga e aurícula para auxiliar no tratamento.
“O programa propõe o tratamento aos trabalhadores que desejam parar de fumar e não sabem como começar. O tratamento prima pela qualidade de vida do trabalhador ou trabalhadora ajudando a entender todo o processo, seja ele físico, social e emocional, superando as dificuldades. Os trabalhadores do HGP interessados em parar de fumar podem procurar o Núcleo”, destacou a coordenadora do NASST Sandra Leitão.
Segundo a assistente social do NASST, Débora Amorim de Oliveira “o tabaco fumado causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para o desenvolvimento de outras enfermidades como tuberculose, infecções respiratórias, úlceras gastrintestinais, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras. O tratamento desenvolvido no Brasil é desenvolvido com base na diretrizes da Política Nacional de Controle do Tabagismo”, explicou.
“A iniciativa segue o mesmo protocolo do Instituto Nacional de Câncer (inca) que inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupos, se necessário, terapia medicamentosa. O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo estabelece os critérios para o diagnóstico do Tabagismo (que é uma doença crônica) e também o tratamento”, concluiu a assistente.
Benefícios de deixar o vício:
– Após 20 minutos sem cigarro, a pulsação e a pressão sanguínea voltam ao normal;
– Em duas horas, não há mais nicotina no sangue;
– Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
– Entre 12 e 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
– Em dois dias, olfato e paladar melhoram;
– Em 3 semanas, a respiração fica muito mais fácil, melhorando sua circulação;
– Em 1 ano, o risco de morte por infarto é reduzido pela metade;
– Entre 5 e 10 anos, após parar de fumar, os riscos de infarto se igualam a de uma pessoa que nunca fumou;
– Em 10 anos, o risco de Câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e diminui o risco de Câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas.