A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) anunciou nesta quinta-feira, 31, o 8º Boletim Climático e Riscos de Incêndio, que abrange dados do dia 24 a 30 de outubro. O novo relatório divulgado pelo Governo do Tocantins traz dados sobre as variações no índice de precipitação no estado. Na região Norte, os índices caíram, passando de 81,0 mm para 3,8 mm. Em contraste, a região Sul do estado experimentou um aumento nos índices de precipitação, que subiram de 4 mm para 24,4 mm. Na região Central, os dados mostram uma leve alta, com os índices passando de 62,9 mm para 68,6 mm.
No ranking dos 10 municípios com maior número de registro de focos de fogo, nesta última semana, registram nas três primeiras posições, Rio Sono com 30 focos (7,8%), Goiatins com 16 focos (4,2%) e São Bento do Tocantins com 14 focos (3,6%), seguidos dos municípios de Babaçulândia com 13 focos (3,4%), Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Palmeiras do Tocantins e Recursolândia registraram 12 focos (3,1%) cada uma, e Paranã com 11 focos (2,9%). Nos próximos três dias o Boletim aponta tendência de nível crítico para risco de fogo em áreas concentradas nas regiões norte do Estado.
Na análise da distribuição dos focos de queimadas por microrregiões, no período de 24 a 30 outubro, o Boletim aponta a região do Jalapão com 33,5%, Bico do Papagaio com 20,8%, Dianópolis com 14%, Miracema com 10,6%, Araguaína com 10,4%, Porto Nacional com 8,3%, Rio Formoso com 1,6%, seguido de Gurupi com 0,8%. Em outubro, 88% dos focos de fogo registrados vêm ocorrendo em áreas de domínio estadual e os outros 12% em áreas de domínio federal.
Os dados do Boletim indicam que as chuvas registradas nas últimas semanas no Tocantins não foram suficientes para elevar o nível dos rios nas principais bacias hidrográficas do estado. Assim, a situação hídrica continua crítica em diversas regiões, exigindo atenção e medidas adequadas para enfrentar os desafios da seca.
Boletim Climático e Riscos de Incêndio
Publicado semanalmente pelo Governo do Tocantins, o boletim é elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), da Semarh, com dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O documento traz informações detalhadas sobre o monitoramento climático e os focos de queimadas, o nível dos rios nas bacias hidrográficas do estado e a distribuição dos focos de incêndio em áreas privadas, públicas estaduais e de domínio federal.
Para mais detalhes, consulte o Boletim Climático e Riscos de Incêndio do Tocantins.