O Starbucks irá voltar a escrever os nomes dos clientes à mão nos copos dos clientes para recriar a experiência de cafetaria confortável e reconquistar os clientes nos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo CEO Brian Niccol em reunião com acionistas sobre os resultados da empresa.
As estações de autoatendimento para adição de creme e açúcar, removidas no ínicio de 2020, irão voltar, junto com o abandono da cobrança extra pela adição de leite de soja, aveia, coco e amêndoas em suas bebidas, que passa a vigorar a partir da próxima quinta (7) e representará uma redução de preço dos produtos de mais de 10%.
“Nossos clientes estão pedindo isso, e nossos baristas estão dizendo que isso ajudaria a agilizar os pedidos”, disse Niccol na chamada.
Isso faz parte de uma série de mudanças que a Starbucks está realizando sob a gestão de Niccol, que assumiu a empresa em dificuldades em setembro.
A Starbucks reportou na quarta-feira um terceiro trimestre consecutivo de queda nas vendas e diminuição nas visitas de clientes.
As vendas globais da Starbucks em lojas abertas há pelo menos um ano caíram 7% no último trimestre, e o número de transações com clientes diminuiu 8%.
“Nossos resultados financeiros foram muito decepcionantes”, disse Niccol. “É claro que precisamos mudar fundamentalmente nossa estratégia para reconquistar clientes e voltar a crescer.”
Sem cobrança para leite de aveia
As bebidas da Starbucks com leite de soja, aveia, amêndoa ou coco não terão mais custo extra para os clientes.
A partir da próxima semana, os clientes da Starbucks não pagarão mais a mais por adicionar leite sem lactose em seus pedidos. A empresa disse que a remoção da taxa extra para leites vegetais significa que os clientes que solicitarem essa opção pagarão cerca de 10% menos do que antes.
Pedidos com substituição de leite proliferaram na Starbucks nos últimos anos, assim como as alternativas sem lactose nos supermercados. Em 2021, a Starbucks adicionará leite de aveia ao seu menu. O leite sem lactose tornou-se a segunda modificação de pedido mais comum na Starbucks, atrás apenas do acréscimo de um shot de espresso.
A Starbucks também está reduzindo ofertas promocionais por meio de seu aplicativo móvel para incentivar os clientes a pagarem o preço cheio por seus cafés e chás. Niccol visa reposicionar a Starbucks como uma marca premium que se afasta de descontos.
Embora esteja diminuindo os descontos, Niccol disse que a empresa não planeja aumentar os preços no próximo ano. A Starbucks aumentou os preços nos últimos anos, levando alguns clientes a se afastarem da rede.
A Starbucks também anunciou nesta semana que está retirando do cardápio suas controversas bebidas com infusão de azeite menos de um ano após o lançamento.
A linha de bebidas “Oleato” será eliminada dos cardápios da Starbucks nos EUA e no Canadá a partir do início de novembro, como parte dos planos de Niccol para reduzir um menu que ele recentemente classificou como “excessivamente complexo”.